15 Fevereiro, 2017 21:21

Wellington participa de audiência em Baixa Grande do Ribeiro sobre petróleo e gás

Jorge Henrique Bastos
(Jorge Henrique Bastos)

O governador Wellington Dias participou, nessa terça-feira (14), em Baixa Grande do Ribeiro, de audiência pública para discussão da atividade de perfuração de poços de petróleo e gás natural na bacia do Rio Parnaíba. A atividade de exploração será realizada pela empresa Ouro Preto Óleo e Gás. A audiência pública faz parte do processo de licenciamento ambiental.

Após o licenciamento, a empresa poderá realizar prefurações nas cidades de Marcos Parente, Landri sales, Jerumenha, Sebastião Leal e Canavieira, no bloco PN-T-151. Amarante, Arraial, Francisco Ayres, Floriano, Cajazeiras, Nazaré do Piauí, Oeiras e uma parte de São Francisco do Piauí, no bloco PN-T-137. Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, no bloco do PN-T-165.

Durante a solenidade, o governador ressaltou a riqueza do estado. “O Piauí tem um potencial diversificado para o desenvolvimento e queremos crescer com responsabilidade respeitando as leis”, destaca Wellington, acrescentando que a segurança ambiental e da população não é só um dever legal, mas reflete também no bom desenvolvimento do trabalho.

Audiência pública sobre exploração de petróleo e gás( Foto: Jorge Henrique Bastos)

 

O secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luís Coelho, destacou que “nós não estamos aqui para trazer danos para a sociedade. Queremos é trazer desenvolvimento e este é um momento para que toda a comunidade tire suas dúvidas”.

 

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, afirmou que as leis estão sendo cumpridas para assegurar o melhor para a população. “Estamos aqui cumprindo o que diz a nossa legislação. Estamos trazendo a população para debater com a empresa e o governo sobre os pontos positivos e negativos, que por ventura possam ter nesse projeto”, afirma o gestor.

O prefeito de Baixa Grande do Ribeiro, Ozires Castro, conta que teve a oportunidade de conhecer o projeto da empresa Ouro Preto. “Tive a oportunidade de conversar com a diretoria da Ouro Preto e pude conhecer o trabalho que será realizado aqui na nossa cidade. Agora cabe a sociedade nesse momento tirar suas dúvidas”, disse Ozires.

Secretário da MIneração, Luiz Coelho( Foto: Jorge Henrique Bastos)

 

Rodolfo Landim, diretor da Ouro Preto Óleo e Gás, conta sobre o quanto esse momento é importante para a companhia. “Essa é uma fase do processo de licenciamento ambiental muito importante para nós, pois é o momento em que a companhia se reúne com a população para esclarecer sobre o projeto, mostrar os pontos positivos, negativos e benefícios para a região”, finaliza o diretor.

 

Demais ações

Ainda em agenda pelo munícipio de Baixa Grande do Ribeiro, o governador Wellington Dias visitou as obras da futura escola profissionalizante da cidade e autorizou a construção de praças.

A Secretaria de Estado do Turismo foi autorizada a abrir processo licitatório para construção de uma praça cultural com quiosques, quadra poliesportiva e palco. O valor estimado da obra é de R $949. 820,28. A Setur foi autorizando ainda a licitar a construção de uma praça pública, na zona urbana. A obra está orçada em R$178.553,52

 

Secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho( Foto: Jorge Henrique Bastos)

 

Autoria: Camilla Melo
Tags: