20 Junho, 2017 11:08

Alunos da Escola Militar do Piauí visitam 25º BC

A visita faz parte das atividades complementares da disciplina de Ordem Unida.

Ascom Seduc
Alunos da Escola Militar visitam 25 BC (Ascom Seduc)

Alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar do Piauí "Governador Dirceu Mendes Arcoverde" visitaram o 25º Batalhão de Caçadores - Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco, em Teresina. A visita é uma iniciativa da direção e coordenação da escola e faz parte das atividades complementares presentes na disciplina de Ordem Unida, ministrada pelo 1º ten. PM Emanoel.

O roteiro da visita foi preparado de forma conjunta entre escola e comando do 25º BC para a recepção e estadia dos alunos na organização militar. Dentro das atividades desenvolvidas para os alunos, houve a recepção dos discentes no pátio principal onde participaram, em forma de pelotões, do hasteamento do Pavilhão Nacional realizado pela guarda da unidade.

Na sequência, os 140 alunos em visita foram divididos em dois grupamentos para acompanharem as atividades seguintes de forma alternada, sendo essas, uma palestra sobre as formas de ingresso no Exército Brasileiro e a outra, uma exposição de parte dos materiais utilizados pelo Exército em suas missões.

"Foi maravilhoso! Agradeço em nome de todos, pois superou todas as nossas expectativas, além de despertarmos curiosidades, serviu muito para nos decidirmos qual carreira seguir. E eu decidi que irei fazer o concurso e chegarei no topo, quero ser general do Exército brasileiro", disse a estudante Ingrid Victória, aluna do 1° Ano A.

Os estudantes assistiram, ainda, uma apresentação de Ordem Unida sem comando desenvolvida pelo Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPor) com a banda de música, sendo uma das partes mais emocionantes da visita, segundo os próprios alunos.

Para a tenente Ana Cristina, uma das diretoras da escola, foi uma manhã extremamente proveitosa. "A formação dos alunos nas disciplinas do currículo padrão brasileiro prepara todos os estudantes do país em um padrão similar. O trabalho da escola militar em uma formação diferenciada, que vai além das matérias tradicionais, contribui para o engajamento dos alunos, a formação de bagagem cultural e os prepara para além da vida escolar. Aqui, os alunos conheceram de perto a realidade e a rotina da força terrestre, tiraram dúvidas e acompanharam atividades diárias do pavilhão", comenta a militar.

Estiveram no apoio à visita, oficiais e praças do CPM/PI e ainda alguns alunos do 3º ano na função de monitores dos pelotões, como forma de desenvolver a liderança, atributo presente nos alunos de uma escola militar.

Após as atividades, os visitantes  foram conduzidos ao refeitório para um lanche ofertado e, para finalizar, seguiram para o auditório para uma conversa com o comandante do 25º BC, TC EB Nixon Frota, que na oportunidade teceu palavras elogiosas e de motivação aos alunos, ressaltando, de forma positiva, o grau de disciplina observado no corpo de alunos.

Autoria: Marconni Lima

Tags: