06 Dezembro, 2017 13:47

Alunos da Uespi realizam atividades extensionistas na 67ª Expoapi

36 alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia participam da feira.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), marca presença na 67ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que está sendo realizada entre os dias 2 e 10 de dezembro, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. A expectativa é de que a feira atraia aproximadamente 150 mil pessoas.

“A Expoapi é o grande evento das ciências agrárias, é o momento em que os nossos alunos têm para vivenciar a prática do que eles pegam nas aulas teóricas. Nós estamos com um estande, área didática com pastagem, mudas frutíferas, floricultura e paisagismo. Além do estande, os alunos se inscrevem para participarem de um estágio extracurricular nas associações que estão presentes no evento”, afirma a professora mestre Eline Chaves, que coordena a participação da Uespi na 67ª Expoapi. Os discentes também aproveitam o momento para explicar aos visitantes quais as áreas de atuação dos seus respectivos cursos.

Ao todo são 36 alunos, sendo 18 do curso de Engenharia Agronômica e 18 de Zootecnia, que realizam atividades extensionistas na Expoapi, a exemplo do aluno Lucas Lopes, do 10º período de Engenharia Agronômica, que explica as atividades que desempenha na feira. “Aqui eu estou ajudando na Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), realizando a fiscalização dos documentos clínicos de animais, que são as Guia de Trânsito Animal (GTA). A GTA vai atestar se o animal está ou não apto, a estar presente na feira”, conclui.

A programação da Exposição Agropecuária do Piauí conta com a realização de vaquejadas, leilões de gado, exposição de animais, rodeios, competições de hipismo, entre outras atividades que prometem movimentar agronegócio no estado, e conta com a participação de 700 expositores de 16 estados do Brasil.

Em 2016, a Universidade Estadual do Piauí foi homenageada com a Medalha do Mérito Agropecuário “João Mendes Olímpio de Melo” cedida pelo Governo do Estado durante a 66ª Expoapi, na categoria instituição, pelo empenho na formação de zootecnistas e agrônomos.

A Expoapi é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e associações de criadores, como a APCZ, Avapi, APCEQ e Apicovi, com apoio da Prefeitura de Teresina.

Autoria: Indira do Vale
Tags: