23 Maio, 2018 11:47

Alunos de Piripiri participam de preparatório para Obmep

A prova da primeira fase da Olimpíada de Matemática será no dia 05 de junho em todo o país.

Ascom Seduc
Alunos participam de preparatório para a Obmep em Piripiri (Ascom Seduc)

Cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental do Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Desembargador José de Arimathéa Tito, de Piripiri, participaram, nessa quarta-feira (23), de um preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A prova da primeira fase será no dia 05 de junho em todo o país.

Os alunos lotaram o Auditório João Cláudio Moreno e foram mobilizados pelo projeto Olhos Matemáticos, que atua na escola com o objetivo de melhorar o desempenho na disciplina na escola. Outra ação, o Programa de Treinamento Olímpico, também atua nas escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), criado com o objetivo de levar preparação olímpica de alta qualidade para escolas públicas e privadas de todo o país, por meio de um modelo de curso para diversas olimpíadas do conhecimento.

A primeira fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem 18 milhões de alunos inscritos em todo o país, distribuídos por 54 mil escolas.

Obmep

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a Obmep é realizada pelo Impa e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo Impa, a Obmep tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

O impacto efetivo da Obmep nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do Inep Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Autoria: Hélder Rocha
Tags: