12 Maio, 2017 8:05

Alunos participam de aula campo sobre mineração em Pio IX

Alunos participam de aula campo sobre mineração em Pio IX

Divulgação
Dia de campo (Divulgação)

Alunos da Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio, localizada em Pio IX, participam nesta sexta-feira (12) de uma aula de campo na indústria de mineração na Fazenda Quixaba. A atividade faz parte do projeto de criação de um laboratório de Geologia e Paleontologia na escola.

O professor Belarmino Ferreira, autor do projeto, explica que, de forma interdisciplinar, pretende ampliar os conhecimentos dos alunos quanto aos fatores Geomorfológicos, Geológicos, Paleontológicos, Históricos, Culturais e biológicos, que envolvam a formação dos variados tipos de rochas e quais espécies de vida foram registradas ao longo das eras.

“O estudo tem por finalidade conhecer a realidade das relações socioambientais, da indústria da mineração na comunidade rural do Sobrado distrito de Pio IX, no estado do Piauí, tendo em vista seu potencial de impacto negativo ante tais relações e a necessidade imperiosa de se adotar medidas para sua prevenção e ou mitigação”, revela.

Os alunos irão conhecer a mina de mármore na Fazenda Quixaba é localizada na região leste do município de Pio IX, extremando com a região sul do Ceará. Localizada à extremidade ocidental da unidade geomorfológica da Chapada do Araripe, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA).

O professor explica ainda que a importância do projeto consiste em reafirmar a escola como espaço de produção de conhecimento e cultura e não apenas como espaço de consumo onde se busca e se reproduz informações.

“Além disso, há a possibilidade de se trabalhar buscando construir novas identidades, novos discursos, novos valores, produzindo conhecimento e cultura de forma mais intensa. Mostrar aos discentes que é possível constatar as informações estudadas a partir de materiais que estão no nosso meio”, concluiu.

A intenção final é a instalação de um laboratório de Geociências composto por rochas, minerais e fósseis, como uma ferramenta pedagógica capaz de fornecer elementos para a compreensão do passado geológico e biológico sobre vários aspectos devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.

Autoria: Ascom Seduc
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