07 Março, 2018 14:52

Ativismo feminino é tema de evento comemorativo ao Dia Das Mulheres na Uespi

O encontro reuniu toda equipe administrativa, funcionários, estudantes, professores e colaboradores.

As mulheres da Universidade Estadual do Piauí (Uespi)  por meio da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), foram homenageadas na manhã desta quarta-feira (7), no auditório do Palácio Pirajá. A programação especial foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado tradicionalmente no dia 8 de março. O encontro reuniu toda equipe administrativa, funcionários, estudantes, professores e colaboradores.

O reitor Nouga Cardoso abriu a solenidade com um discurso de homenagem as mulheres. A artista plástica, Vilma Mascarenhas, recitou poesias e canções na abertura da homenagem. A mesa-redonda com o tema “Que Ativismo é esse?", trouxe a participação da professora Assunção Silva e da terapêutica naturista Hortência Mendes de Sousa. As convidadas refletiram discussão sobre ativismo feminino. “Ativismo hoje está centrado em acabar com a violência ou diminuí-la, em recolocar a mulher no seu lugar social como protagonista. Queremos reconduzir a mulher para que junto aos homens coordenem a sociedade como um todo, trazendo uma relação de gênero baseada no respeito”, declarou a Hortência Mendes em sua participação.

O vice-reitor, Evandro Alberto, na ocasião, comunicou que será implantado o fórum permanente Uespi Mulher. “Queremos reconhecer essa desigualdade histórica, reconhecer que nas relações de gênero a premissa deve ser de igualdade na discussão das políticas”, defendeu. A assessora especial, Edileusa Sampaio, destacou um dos pontos do diálogo de forma descontraída com as participantes. “ A mulher reivindica seu espaço para ser mulher e aqui parabenizamos todas elas”, mencionou. 

Além das discussões, foi exibido um painel com as principais vozes de movimentos feministas entre elas Ângela Davis, Lélia Gonzalez e Margarida Maria Alves.

Autoria: Vanderson de Paulo
Tags: