25 Agosto, 2017 16:20

Centros de Educação Inclusiva são reformados

A Secretária visitou o CAP que passa por uma ampla reforma

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mantém seis centros de apoio aos alunos com algum tipo de deficiência e, neste ano de 2017, vem investindo em reformas e ampliações desses centros para ofertar uma melhor estrutura aos atendidos.

Nesta sexta (25), a secretária Rejane Dias visitou o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), que passa por uma reforma e ampliação, orçada em mais de um milhão de reais.

O CAP passa por intervenções na parte física, recebendo novo piso, pintura, ampliação dos banheiros, adequação e aumento do número das salas de aula, construção de auditório e mudanças no acesso principal. O local atende a 72 alunos e oferece alfabetização em braile (escrita e leitura), informática acessível, educação física adaptada, aulas de orientação e mobilidade (auxílio nas tarefas do cotidiano) e musicografia em braile.

A Seduc também está reformando o Centro de Estimulação Sensorial para Crianças com Deficiência Auditiva e Visual (CES), cuja obra está orçada em R$ 166.852,76. O CES está recebendo reforço na segurança com a implantação de novas grades, além da construção do jardim sensorial, quadra de esportes, manutenção hidráulica, elétrica, piscina, limpeza, pintura e colocação de novo piso, tudo isso para melhor atender as 42 crianças que frequentam o local diariamente.

Além disso, a Secretaria climatizou o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e reformou recentemente o teto do Centro Integrado de Educação Especial (CIES). A mudança o telhado proporcionou segurança e conforto térmico ao local que possui doze blocos e 112 dependências. A obra está sendo executada com recursos próprios e custou R$ 734.159,46.

"A parceria com a Seduc tem sido muito importante. Estamos nos esforçando para reformar todos os centros especializados do Estado. Agradeço a atenção do governador Wellington Dias e da secretária Rejane Dias, que têm dado todo apoio na área da pessoa com deficiência para garantir uma maior qualidade de vida para as crianças que são atendidas", afirma Mauro Eduardo, Secretário Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

De acordo com a secretária, essa é a primeira vez que o CAP passa por uma reforma tão grande e importante, que vai mudar totalmente a estrutura da escola. "Estamos trabalhando para entregar todos os centros até o final de 2017 para que os estudantes comecem o ano letivo de 2018 dentro desses centros. Estamos trabalhando firmemente para trazer mais melhorias na área educacional porque tudo isso vai impactar no ensino e aprendizagem dos nossos alunos com deficiência".

Autoria: Joely Rocha
Tags: