05 Junho, 2017 12:51

Didácio Silva busca dinamizar ensino e aprendizagem com workshop sobre robótica

A escola toda participou do evento e vários alunos se envolveram na elaboração de algum projeto.

Ascom Seduc
Workshop de tecnologia no Didácio Silva (Ascom Seduc)

O Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva realizou, nesta segunda-feira (5), workshop de tecnologia no pátio da escola com a participação de todos os alunos do centro. O evento pretende dinamizar o processo de ensino e aprendizagem e, por meio da robótica, os alunos se voltem para as tecnologias e, assim, a escola consiga descobrir novos talentos.

"Graças a esse projeto, muita gente que não tinha definido o que queria fazer hoje já está se voltando para a área da engenharia, meio a tantas dificuldades que a gente enfrenta. Sabemos que é um projeto caro, o material é caro, mas a gente vem com muita força de vontade dando conta de comprar materiais e despertando no aluno esse sentimento mesmo de gostar das tecnologias, por estarem muito ligadas à educação", comenta o diretor da escola, Carlos Alberto.

A escola toda participa do evento e vários alunos se envolvem diretamente na elaboração de algum projeto. O workshop funciona como um esclarecimento para a profissão, indo ao encontro da vocação daquele aluno. "Mesmo aqueles que não estão inseridos fazendo um robô, ou um carrinho adaptado, eles, de alguma forma, estão envolvidos no processo", destaca o diretor.

De acordo com a professora Cidiane Alves, o objetivo do evento é fazer os alunos interagirem com as diferentes tecnologias que estão surgindo no mercado. "Nós decidimos por esse tema, que é robótica, área do conhecimento que integra física, eletrônica, computação e matemática, fazendo com que esses alunos interajam entre grupos de trabalho, estimulando a concentração deles, consequentemente, favorecendo outras disciplinas, em outras áreas do conhecimento. O nosso evento foi feito baseado na robótica, na internet. O futuro é um mundo todo conectado pela rede, da web, é um projeto interessante para eles e para a escola", comenta a docente.

Durante a programação,  dois palestrantes, doutores na área, falaram sobre a plataforma Arduíno , o cérebro dos robôs e sobre como a  internet, por meio de aplicativos no smartphone, podemos promover soluções eletrônicas que resolvem probleminhas do dia a dia. Ainda dentro da programação, um estudante de engenharia elétrica apresentou uma trabalho que trata de automação, e, para finalizar, os visitantes puderam conhecer os trabalhos práticos feitos pelos alunos.

Para a estudante Amanda Frota, do 2º ano, que apresentou um trabalho sobre a casa automatizada, participar do evento é importante, pois os jovens aprendem a usar mais a tecnologia. "O evento faz com que nós jovens nos sintamos atraídos, tenhamos a curiosidade de saber mais da tecnologia, pois tudo que faz parte do nosso dia a dia, tudo a gente vai aprendendo, nos aprofundando mais sobre saber usar esses equipamentos, e até consertá-los" comenta a jovem.

 

Autoria: Marconni Lima

Tags: