03 Novembro, 2017 15:24

Consultora do Ministério dos Direitos Humanos visita Uespi para discutir intolerância religiosa

A Uespi foi escolhida para sediar uma das reuniões devido ao seu histórico de incentivo à diversidade e combate a preconceitos.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), sediará uma das três reuniões no Piauí da advogada e consultora em diversidade religiosa do Ministério dos Direitos Humanos, Andréa Guimarães. A reunião na instituição, que ocorre na próxima segunda (6), às 9h, tem o objetivo de apresentar o relatório sobre tolerância e violência religiosa no período de 2011 a 2015, e também de discutir a elaboração do pacto federativo contra intolerância religiosa.

A Uespi foi a escolhida para sediar uma das reuniões devido ao seu histórico de incentivo à diversidade e combate a preconceitos, de acordo com o pró-reitor da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), Raimundo Dutra. “Foi escolhida para sediar por conta do trabalho que já realiza no campo da diversidade, dos direitos humanos como um todo, então o que for discutido vai integrar esse plano. Plano esse que vai direcionar as políticas em nível de governo federal, e sendo assim elas terminam descendo pelos outros entes federativos, como estados e municípios”, afirma.

Andréa Guimarães vai discutir os temas com o público presente, e os pontos abordados serão levados em conta na elaboração do plano de combate à intolerância religiosa no país. A discussão também será importante para a universidade levando em conta a própria convivência dos diversos públicos que compõem a universidade, como também explica Raimundo Dutra: “Nós temos uma diversidade muito grande de alunos e professores, um encontro de diversas culturas, de modos de ser, pessoas que pertencem às mais diversas religiões, então é importante discutir para que possamos ter na instituição onde a convivência diária possa ser no mínimo harmoniosa, onde o respeito às diferentes crenças possa pautar as relações cotidianas aqui na universidade”, finaliza.

Autoria: Jônatas Freitas
Tags: