25 Agosto, 2017 17:22

Educação promove Ciclo de Palestras do Poupança Jovem

Poupança Jovem é um programa de incentivo educacional direcionado aos alunos do Ensino Médio dos 55 municipios com baixo IDH

Na próxima segunda-feira (28), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem início o I Ciclo de Palestras de Educação e Cidadania (I CPEC), como estratégia de recuperação qualitativa dos índices de rendimento educacional. O evento faz parte do projeto Poupança Jovem Piauí (PJPI), implantado pelo governo do estado.

O I CPEC visa abordar e discutir temas diversificados para dar condições aos alunos matriculados nas escolas contempladas com o projeto Poupança Jovens Piauí a participarem das atividades multidisciplinares.

As quatro temáticas que servirão para a discussão no ambiente escolar entre professores, alunos e comunidade serão: Gravidez na adolescência; Violência escolar; Assédio na escola e Suicídio e autolesão.

O referido projeto contempla os alunos do Ensino Médio, objetivando reduzir as taxas de abandono e reprovação, introduzir critérios de avaliação e instrumentais de aferimento da aprendizagem dos alunos no Enem.

O I CPEC ocorrerá entre dos dias 28/08 a 1º/09 no território Chapada das Mangabeiras, que compreende as cidades: Riacho Frio, Morro Cabeça no Tempo, Cristalândia do Piauí, Alvorada do Gurgueia e Gilbuéis.

Poupança Jovem no Piauí

O Poupança Jovem é um programa de incentivo educacional direcionado aos alunos do Ensino Médio dos 55 municípios que apresentam as maiores taxas de extrema pobreza. A expectativa é que, até 2019, 18.500 alunos matriculados na rede Estadual sejam atendidos, sendo utilizados R$ 35,5 milhões, oriundos de parceria com o Banco Mundial para execução do projeto.

O programa prevê uma bolsa poupança anual como prêmio por aprovação em cada ano do Ensino Médio. Nos anos de 2015/2016 o Poupança Jovem foi executado nas 44 cidades do Piauí com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), beneficiando 10.333 alunos e pagou cerca de 5 milhões em bolsas.  Em 2017, o programa esta sendo executado em 55 municípios com baixo IDH, atendendo 15 mil estudantes. A previsão é que esse ano a Seduc pague quase 6 milhões em bolsas.

Autoria: Willame Lucas
Tags: