30 Maio, 2017 13:20

Educadores participam de formação do Jovem de Futuro

A oficina está sendo realizada nesta terça-feira (30) em Teresina.

A programação formativa da ferramenta de gestão Jovem de Futuro (JF) teve início nesta terça-feira (30), no auditório do hotel Blue Tree Rio Poty. O evento faz parte da estratégia e aborda a prática de planejamento ancorada em evidências diagnósticas como processo estruturante para gerar melhoria na aprendizagem dos alunos.

A Oficina de Protocolo de Sistematização Monitoramento e Avaliação de Resultados (Smar), Reunião de Boas Práticas (RBP) e Correção de Rotas, com carga horária de 20h, é destinado a 75 profissionais de Apoio ao Circuito de Gestão (ACG) e tem o objetivo de instrumentalizar o ACG no que tange aos processos a serem implementados nas escolas nas etapas de Monitoramento e Avaliação de Resultados  e Correção de Rotas, bem como orientar a preparação para a Reunião de Boas Práticas.

Os trabalhos estão sendo ministrados pelas gestoras de Aprendizagem do Instituto Unibanco; Rosane Fonseca; Elisângela Pires e Joyce Amaral.

A oficina teve início às 9h, com apresentação da metodologia e agenda; em seguida foi feito um relato das experiências em relação ao papel do ACG; Levantamento de Expectativa e Potências; Retomada do Circuito de Gestão; Evolução dos indicadores estruturantes; dentre outros.

De acordo com o agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, o encontro segue até esta quinta-feira (01). "Esse é um momento que estamos finalizando a oficina do Circuito de Gestão. Durante três meses foram trabalhados: Oficinas de Metas, Planejamento, Execução, Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultado, Reunião de boas práticas e Correção de rotas. Ao final do encontro, todos os 75 ACGS estão formados e aptos a desempenhar os seus papeis nas escolas da rede estadual de ensino médio", afirma Eduardo.

Castelo Branco falou ainda que, no segundo semestre, estão previstas reuniões de Gestão Integrada, que tem como meta promover devolutivas de ações e devolutivas pedagógicas. "Outro momento importante que estamos planejando é o Diálogo com a Juventude, com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil. Também estamos traçando estratégias para o Seminário Estadual, destinado a gerentes regionais e coordenadores de ensino, ACGS, diretores regionais, coordenador pedagógico das escolas e alunos monitores. Além do início da formação para dupla gestora da escola - "Gestão Escolar por Resultados de Aprendizagem", que está previsto para acontecer de agosto a dezembro de 2017", finaliza o agente.


        

Autoria: Michele Furtado
Tags: