30 Agosto, 2017 10:07

Encontro estimula jovens a participarem da gestão escolar

Ao todo, 600 estudantes piauienses participam dos Diálogos sobre Gestão Escolar.

Raoni Barbosa
Estudantes participam dos Diálogos sobre Gestão Escolar (Raoni Barbosa)

Mais de 600 pessoas, entre estudantes e profissionais da educação, participaram, nessa terça-feira (29), do primeiro dia do evento Diálogos sobre Gestão Escolar, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco, com o intuito de promover o diálogo entre estudantes e gestores escolares para estimular a participação dos jovens na gestão das escolas, com foco na melhoria da aprendizagem. Professores, coordenadores pedagógicos, diretores e dirigentes regionais ficarão reunidos até esta quarta-feira (30), no Hotel Blue Tree.
 
Os participantes do evento fazem parte das escolas de Ensino Médio do Piauí que integram a ferramenta de gestão Jovem de Futuro, que tem como objetivo melhorar o desempenho da educação no Piauí por meio do aprimoramento contínuo da gestão escolar. O Jovem de Futuro está presente na rede do Piauí desde 2015. Até 2018, o programa abrangerá 370 escolas de Ensino Médio do Estado.
 
O encontro tem duração de oito horas diárias, nas quais os participantes se debruçam sobre os principais desafios e fatores que dificultam a aprendizagem em sala de aula. De acordo com a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, essa é a segunda edição do evento no Piauí. "Mais uma vez trouxemos nossos alunos de vários municípios do estado para participarem dos Diálogos sobre Gestão Escolar porque entendemos que a participação de todos eles na gestão de suas escolas é fundamental para melhorar o ensino e aprendizagem em toda nossa rede", explica a gestora.
 
A programação segue o método de cartografia afetiva, que consiste na reflexão sobre os principais desafios a serem enfrentados a partir de uma representação gráfica de uma escola. Em um segundo momento, eles expressam as visões sobre escola e gestão, utilizando diversas linguagens, como produção de cartazes, fanzines, vídeo, teatro e música.
 
O Instituto Unibanco realizará esse encontro nos seis estados nos quais desenvolve o Jovem de Futuro. Além do Piauí, o evento já ocorreu no Ceará, Espírito Santo, Pará e no Rio Grande do Norte. No total, devem participar 2.800 jovens de 2.011 escolas públicas de Ensino Médio, com público de cerca de 3.700 participantes, incluindo os profissionais de educação das redes.
 
Secretária Rejane Dias e alunos que participam do evento (Raoni Barbosa)
 
Jovem de Futuro
 
O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar com o objetivo de melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Iniciado em 2008, o projeto já foi implantado em dez estados brasileiros envolvendo 2,5 mil escolas estaduais e 2 milhões de estudantes do Ensino Médio.
 
O projeto está presente na rede do Piauí desde 2015. Até 2018, o Jovem de Futuro abrangerá 370 escolas de Ensino Médio do estado. O objetivo da parceria é melhorar a aprendizagem dos estudantes.
 
Programação:
 
Dia 28 e 29 de agosto
19h - Exibição do filme Nunca me sonharam
Hotel BlueTree - Av. Marechal Castelo Branco, 555 - Teresina - PI
 
Dia 29 e 30 de agosto
Diálogos sobre Gestão Escolar
8h às 18h - Cartografia da Aprendizagem, oficinas de Expressão Artística: teatro, música, cartaz/ilustração, vídeo, Fanzine; mostra dos trabalhos realizados.

Autoria: Ascom Seduc
Tags: