20 Março, 2018 11:09

Governo inaugura escola de tempo integral e leva ensino médio para região do Vale do Gavião

A escola vai beneficiar pelo menos 270 alunos no ensino regular e Educação de Jovens e Adultos.

Francisco Leal
Centro Estadual de Educação de Tempo Integral Professor Paulo Machado de Resende (Francisco Leal)

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta terça-feira (20), o Centro Estadual de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professor Paulo Machado de Resende. Na oportunidade, entregou, ainda, uma quadra poliesportiva para a escola. As obras foram realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com investimento de R$ 2 milhões em recursos do Tesouro Estadual.

“É uma alegria a gente poder, cada dia, entregar mais obras, ações e programas ligados à educação. Nós estamos aqui em Teresina, no Vale do Gavião. Ontem foi em São João da Serra, onde entregamos a reforma do prédio da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), que agora é um local bem equipado e estruturado. Esta escola que estamos inaugurando hoje vai receber alunos com qualidade e facilitar o acesso, porque o jovem não vai precisar se deslocar para outro bairro. Significa também menos evasão escolar, mais pessoas concluindo o ensino médio e técnico no futuro”, comemorou o governador.

A nova escola de tempo integral está localizada no Residencial Wilson Martins Filho, região do Vale do Gavião, zona leste de Teresina. O centro irá atender pelo menos 270 alunos com a oferta de ensino médio na modalidade integral, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da noite. Quanto à estrutura, a escola conta com seis salas de aula, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, vestiários e banheiros. 

A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, destacou que a escola é a primeira a oferecer ensino médio na região. “Consideramos uma grande conquista a construção desse Ceti, que é fruto da expansão do ensino de tempo integral. O aluno vai passar mais tempo estudando, inclusive com acesso a uma biblioteca bastante diversificada com vários autores. Além disso, a escola vai funcionar á noite, com turmas do EJA, proporcionando educação para adultos”, explicou a gestora.

“É a nossa primeira escola estadual da região, e a comunidade só tem a ganhar, a obra foi muito esperada pela população. Tantos jovens como adultos serão beneficiados com o funcionamento desta escola de tempo integral aqui no Vale do Gavião”, afirmou diretor do Ceti, Laércio Castelo Branco. 

Para a estudante Bruna Letícia, a localização da escola vai facilitar a elaboração dos trabalhos em equipe, já que não vão mais precisar se deslocar e pegar uma condução. "Quero agradecer por termos agora uma escola perto das nossas casas. Antes, muitos tinham que pegar até mais de um ônibus para frequentar colégios em bairros distantes. Vai ficar melhor também para trabalhos em equipe e, como não precisamos mais gastar tempo em deslocamento, temos mais tempo para os estudos”, afirmou Bruna. 

Autoria: Redação CCom

Tags: