05 Maio, 2017 14:45

Escolas de Simões realizam palestras contra as drogas

O público-alvo eram adolescentes, jovens e adultos de Ensino Médio regular e Ensino Fundamental e Médio na modalidade EJA

As escolas públicas estaduais José Bento, Luís Lopes e Raul Sérgio, localizadas em Simões, realizaram nesta quarta-feira (3) palestras abordando o tema "Drogas, uma inimiga a ser vencida: orientações preventivas e ações ostensivas no combate ao tráfico e uso de drogas". O público-alvo eram adolescentes, jovens e adultos de Ensino Médio regular e Ensino Fundamental e Médio na modalidade EJA. 

Para ministrarem as palestras, as escolas contaram com a colaboração da soldado Sauene Carvalho, instrutora do PROERD (Programa de Educação e Resistência às Drogas), do Capitão Sobrinho e do major da PM, Estanislau Felipe Oliveira. 

"É bem mais positivo lidar com medidas preventivas como essa do que com ações ostensivas. O mal é destruído de qualquer maneira, ou pelo bem ou por o próprio mal", destaca o major. 

Segundo o supervisor de ensino, Adalberto Carvalho, a iniciativa faz parte uma série de ações que as escolas estaduais estão desenvolvendo desde 2015 para o fortalecimento de uma cultura de paz não apenas no âmbito educacional, mas na sociedade. 

"Faz-se necessário o desenvolvimento de políticas públicas e ações permanentes de prevenção ao uso de drogas, pois é mais barato e nada traumático em relação às ações ostensivas contra o tráfico ou de recuperação dos dependentes", relata o supervisor.  

A instrutora do PROERD, Sauene Carvalho, alerta que as drogas e todos os fatores que a envolvem são um dos principais e mais difíceis desafios do mundo contemporâneo que causam danos e sequelas irreparáveis para os indivíduos envolvidos diretamente, suas famílias, bem como para o conjunto da sociedade. 

"Diante desse desafio, é necessário que as escolas desempenhem seu papel social em parceria com outras segmentos, instituições e áreas como a família, o poder público em todas as suas esferas e representações, através dos setores de segurança pública, (polícias), judiciário, ministério público, assistência social, secretarias de saúde, organizações não governamentais, entre outros", completa Sauene Carvalho. 

Tags: