04 Agosto, 2017 10:49

Estudantes participam de simultânea com grande mestre do xadrez Rafael Leitão

Participaram da competição alunos de escolas estaduais e municipais.

João Pio
Rafael Leitão enfrente 30 oponentes em mesas distintas (João Pio)

Cerca de 30 alunos da rede estadual e municipal de ensino participaram, nessa quinta-feira (3), de uma simultânea de xadrez com o enxadrista, heptacampeão e um dos três melhores jogadores do Brasil, Rafael Duailibe Leitão, onde, ao mesmo tempo, ele joga uma partida com cada aluno. O evento ocorreu na Unidade Escolar Odilon Nunes, em Teresina.

A partida simultânea é uma variação do xadrez onde um enxadrista-exibidor, normalmente um grande mestre, enfrenta, ao mesmo tempo, um número determinado de oponentes (enxadristas-participantes) em tabuleiros distintos.

De acordo com o coordenador de xadrez na rede estadual de educação, Felinto Ribeiro, a modalidade esportiva, hoje no Piauí, desenvolve um trabalho junto às escolas, nas gerências regionais. "O xadrez ajuda os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico, a capacidade imaginativa e, sobretudo, a criatividade, e eles terem a oportunidade de jogarem essa partida com um dos melhores enxadristas do Brasil é excelente", afirma Felinto.

Simultânea de xadrez com o enxadrista Rafael Leitão (João Pio)

Após a simultânea, os estudantes participam, de 15 a 20 de agosto, das seletivas estaduais de xadrez, onde os estudantes com melhores colocações classificam-se para campeonatos nacionais como os Jogos Escolares da Juventude.

Para o professor e coordenador do xadrez na cidade de Água Branca, Rubens Silva, essa é uma oportunidade única. "Eles devem abraçar oportunidades como essa, não é todo dia que a gente vê um campeão brasileiro, como Rafael, aqui no nosso estado. Então, fazer com que essas crianças joguem uma única partida que seja é muito importante, mesmo que seja para incentivar a estudarem cada vez mais e observar que é isso que eles precisam para um dia chegarem ao mesmo nível que ele", afirma o professor.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apoia o xadrez nas escolas por meio da Coordenação de Xadrez e dos Jogos Escolares Piauienses (JEPs) e todos os anos participa de eventos no segmento da modalidade, levando alunos e professores.

Rafael, que já viajou por muitos países, por conta do xadrez, e fala diversas línguas, disse que é uma satisfação poder participar da simultânea no Piauí. "Fico feliz sempre que sou convidado a fazer parte de um evento como esse, poder passar o que sei para estes alunos é muito bom e importante também para o desenvolvimento deles", comenta o enxadrista.

Rafael Duailibe Leitão

Carreira

Com o incentivo do pai, começou a jogar xadrez com seis anos de idade. Aos nove anos, conquistou o primeiro titulo relevante, o de campeão brasileiro mirim (sub-10 - 1989). No mesmo ano, participou pela primeira vez do Campeonato Mundial de Xadrez (Fide), logrando expressiva pontuação, com 10 vitórias e apenas 1 empate, terminando em 2º lugar, pelo critério de desempate, já que obteve o mesmo número de pontos do 1º colocado.

Em 1995, aos 15 anos, alcançou o título de mestre internacional, ao sagrar-se campeão panamericano juvenil, em Santiago/Chile. Em 1998, aos 18 anos, tornou-se o mais jovem brasileiro a conquistar o título de grande mestre.

Defendeu o Brasil em oito olimpíadas de xadrez: 1996, em Erevan/Armênia; 2000, em Istambul/Turquia; 2002, em Bled/Eslovênia; 2006, em Turim/Itália; 2010, em Khanty-Mansiysk/Rússia; 2012, em Istambul/Turquia; 2014, em Oslo/Noruega;2016, em Baku/Azerbaijão.

Participou de diversos campeonatos mundiais da Fide, logrando a melhor colocação em Nova Delhi, quando ficou entre os 16 melhores do mundo.

É o único brasileiro campeão mundial de xadrez (Fide), título conquistado por duas vezes: sub-12, (Varsóvia/Polônia - 1991) e sub-18 (Menorca/Espanha - 1996). A conquista do título sub-18 representou um importante marco na história do xadrez brasileiro, devido ao altíssimo nível da competição.

Em janeiro de 2014, atingiu o rating de 2645, o mais alto de sua carreira. Em 2012, após a conquista do terceiro lugar no Campeonato Mundial de Xadrez Epistolar, a Federação Internacional de Xadrez por Correspondência (ICCF) homologou Leitão como grande mestre.

Ele conquistou sete vezes o Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, em  1996, 1997, 1998, 2004, 2011, 2013 e 2014. Ele é, portanto, recordista nesse esporte, compartilhando esse feito somente com outros 3 enxadristas: Souza Mendes, Jaime Sunye Neto e Giovanni Vescovi. Entre essas sete vitórias, destaca-se a obtida no campeonato de 2011, realizado em Campinas, São Paulo. Esse é considerado um dos campeonatos mais disputados entre todos, devido ao fato de ter apresentado, entre seus competidores, sete grandes mestres.

Atualmente, além de jogar torneios, dedica-se às atividades do seu site de xadrez: www.rafaelleitao.com.

Simultânea de xadrez com o enxadrista Rafael Leitão (João Pio)

Autoria: Marconni Lima
Tags: