19 Junho, 2017 12:41

Gestor piauiense será palestrante em seminário internacional

Alberto Machado, diretor do Cemti Didácio Silva, será um dos palestrantes do evento sobre Ensino Médio.

O Instituto Unibanco realiza, nos dias 21 e 22 de junho, o Seminário Internacional Desafios Curriculares do Ensino Médio: flexibilização e implementação, em São Paulo (SP). Alberto Machado, diretor do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva, será um dos palestrantes do seminário. A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; o agente de governança do Jovem de Futuro, Eduardo Castelo Branco; Ellen Gera, diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem; Cleber Sousa, gerente de Ensino Médio; e o superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, também participarão do evento.
 
Com o intuito de fortalecer o debate que ajude a pensar propostas concretas de desenho e implementação de novos currículos para esta etapa da Educação Básica, o seminário busca dar um passo adicional na reflexão sobre a proposta de reestruturação do Ensino Médio do ponto de vista das exigências colocadas para as redes estaduais.
 
Além da necessidade de alterar a formação inicial e continuada de professores, a flexibilização curricular exigirá a formulação de soluções definitivas e eficientes para velhos problemas estruturais, que poderão impedi-la de sair do papel. O momento traz ainda uma real oportunidade para se repensar a lógica territorial da oferta educacional, convocando redes estaduais e municipais a uma integração muito mais forte.
 
Como inspiração, experiências de países que passaram por amplas reestruturações educacionais nos últimos anos estarão contempladas no programa do evento, que contará também com a participação de Claudia Costin, do Centro de Inovação em Políticas Educacionais (Ceip) FGV/RJ, Elizabeth Fordham, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, João Marcelo Borges, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Rossieli Soares da Silva, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e Cesar Callegari, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
 
Carlos Alberto
 
Professor de Filosofia, formado pela Universidade Federal do Piauí, com especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo Instituto Federal do Piauí; gerente regional de Educação entre 2013 e 2015 e vencedor do Prêmio Gestão Escolar do Estado do Piauí em 2015/2016, Carlos Alberto fará uma palestra na quinta-feira (22). 
 
"Tivemos um pré debate como preparação, durante a estreia do documentário Nunca me sonharam, que leva o espectador a dialogar sobre a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil e é justamente isso que o seminário busca. Serei porta voz dos nossos estudantes e dos nossos professores piauienses, porque somos nós que sentiremos na pele, no dia a dia, todas as mudanças que virão", afirma o gestor.

Fonte: com informações do Instituto Unibanco
Autoria: Joely Rocha
Tags: