20 Março, 2018 13:37

Governador e secretária de Educação fazem entrega do Prêmio Gestão Escolar

Gestores e professores foram premiados pelo trabalho desenvolvido em suas escolas.

Jorge Henrique Bastos
(Jorge Henrique Bastos)

Foi realizada na manhã desta terça-feira (20), no Palácio de Karnak, a entrega do Prêmio Gestão Escolar. A premiação foi feita pelo governador Wellington Dias e pela secretária de Estado da Educação, Rejane Dias. Em sua 16ª edição, a honraria tem por objetivo estimular as escolas de Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais a participarem de um processo de autoavaliação da gestão escolar. O Prêmio Gestão Escolar foi instituído pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

A Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo (20ª GRE) conquistou o primeiro lugar na etapa estadual. “O primeiro sentimento é de gratidão. Todos estamos felizes, escola e alunos, todos muito satisfeitos com o resultado. Há dois anos nos inscrevemos para o prêmio e agora estamos colhendo o resultado de um trabalho democrático e gestão participativa, que une todos os segmentos da escola e comunidade para uma educação diferenciada”, explicou a diretora Mirlane Ramos.

O segundo lugar ficou com o CCETI José Alves Bezerra (9ª GRE), de Monsenhor Hipólito e o terceiro lugar, com a Unidade Escolar Professor Ubiraci Carvalho (5ª GRE), de São João da Serra. A escola que conquistou a primeira colocação concorrerá ao Prêmio Gestão Escolar Referência Nacional. 

Para a secretária de Educação, Rejane Dias, a honraria é uma forma de dar destaque às melhores formas de aprendizado que são desenvolvidas pelos docentes. "Esse prêmio vem para valorizar profissionais e fazer uma avaliação do processo pedagógico implementado por eles dentro das nossas escolas, buscando um melhor aprendizado. Tudo isso é trabalhado com inovações pedagógicas, revertendo todos os obstáculos que evitam a evasão de alunos”, afirmou a secretária. 

Sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado, o governador Wellington Dias afirmou que quer proporcionar igualdade de condições para todos. "O objetivo é ter no Piauí uma estrutura capaz de atender quem precisa de educação, e ofertar o domínio do ensino básico. Quero dar condições para o jovem conquistar seu espaço no mercado de trabalho e ter experiências democráticas dentro da sociedade", disse o governador. 

Durante a solenidade foi entregue também, o Prêmio Professores do Brasil (PPB) que, em parceria com o MEC, visa reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula, bem como experiências pedagógicas inovadoras que contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Pública.

O primeiro colocado, o professor Thiago Magalhães, desenvolve o projeto “Educação Física em Cordel” na Escola Municipal Antônio Jose de Lima, localizada na cidade de Morro do Chapéu. O docente ministra aulas para turmas do 6º ao 9° ano e ensina de forma criativa os conteúdos dos livros em forma de cordel, segundo ele, foi a forma mais interessante que encontrou para que os alunos fixassem o conteúdo. 

Ainda dentro da premiação, foram escolhidas as três melhores Gerências Regionais: 1º lugar:  20ª GRE - com 31 inscrições: 26 inscrições estaduais e 5 municipais; 2º lugar: 19ª GRE - com 47 inscrições: 43 estaduais e 4 municipais; 3º lugar: 4ª GRE - com 44 inscrições: 40 estaduais e 4 municipais.

Autoria: Redação CCom

Tags: