17 Outubro, 2017 14:02

Uespi é parceira do III Fórum Nacional de Museus Indígenas do Brasil

O evento é uma realização da Rede Indígena de Memória e Museologia Social do Brasil.

Entre os dias 19 e 21 de outubro, acontecerá o III Fórum Nacional de Museus Indígenas do Brasil, na comunidade indígena Nazaré, no município de Lagoa de São Francisco. O evento é uma realização da Rede Indígena de Memória e Museologia Social do Brasil e conta com o apoio da Universidade Estadual do Piauí.

O III Fórum Nacional de Museus Indígenas tem como objetivo realizar o intercâmbio entre povos indígenas para a troca de experiências, conhecimentos e saberes. Além disso,  a articulação interinstitucional e a formação em rede, visando desenvolver processos museológicos e ações educativas com patrimônio e memória em seus territórios. Assim, potencializar os processos museológicos colaborativos através da definição de linhas de trabalho coletivas, estruturas de gestão e tomadas de decisão, formas de funcionamento e dinâmicas de atuação.

Para o pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Raimundo Dutra, o apoio da universidade neste evento consolida o relacionamento que a universidade possui com a comunidade indígena do Piauí. “A universidade realiza continuamente projetos de extensão, junto à comunidade indígena de Nazaré, em Lagoa do São Francisco; comunidade de Tabajara, em Piripiri; e com a comunidade Serra Grande, dos povos cariri em Queimada Nova. Participar da organização do evento significa uma troca de saberes juntos aos povos indígenas e reafirma o compromisso da universidade com a comunidade indígena piauiense”, afirma o Pró-reitor.

A dinâmica do evento será através de rodas de conversas. Serão trabalhados os temas relativos à memória, resistência indígena, museu, bem como a importância da integração indígena em rede.

A Rede Indígena de Memória e Museologia Social congrega organizações e iniciativas de memória indígenas.  Surgiu em 2014 com o objetivo de aproximar povos que possuem museus comunitários, e realizam ações colaborativas e participativas em memória e patrimônio cultural no Brasil. A Rede realiza encontros, intercâmbios e formações para a auto-gestão museológica, baseadas na autonomia, na participação e no trabalho coletivo.

Além da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o III Fórum Nacional de Museus Indígenas do Brasil tem o apoio do Museu do Índio (RJ), Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE-UFPE), Rede Cearense de Museus Comunitários, Prefeitura Municipal de Lagoa de São Francisco, Obra Kouping do Piauí, Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ), Governo do Estado do Piauí, Associação para o Desenvolvimento Local Co-Produzido (Adelco), Fundação Nacional do Índio (Funai), e da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Para mais informações sobre o evento acesse o Facebook da Rede Indígena de Memória e Museologia Social no Brasil.

Autoria: Indira do Vale
Tags: