13 Junho, 2018 16:40

III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa é lançada na Uespi

As inscrições para a competição serão realizadas, de forma gratuita, no site oficial da Olimpíada

Benonias Cardoso
Lançamento da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (Benonias Cardoso)

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, participou nesta quarta (13) do lançamento da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa. A solenidade foi realizada no auditório Palácio Pirajá na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). 

Com o tema “Tecendo os saberes do nosso povo”, o concurso tem o objetivo de incentivar e incrementar a escrita de textos vinculados à pluralidade dos saberes e das vivências dos estudantes nas diversas localidades do Estado. 

Margarete Coelho destacou a importância de usar a norma culta da língua portuguesa olhando também para a linguagem popular, nosso regionalismo. “O tema chama para a questão local, as vivências pessoais de cada um. Não podemos ser global perdendo o foco do lugar de onde se vive e essa olimpíada traz como temática a valorização dos saberes locais. É um concurso que incentiva a competitividade do aluno estimulando-o a desafiar a si próprio, testar seus limites. Parabenizo a Uespi, aos parceiros e professores por essa inciativa”. 

Nas categorias poema, crônica e artigo de opinião, o concurso contempla todos os estudantes de educação básica regularmente matriculados na rede pública (estadual, municipal, federal) do 6º,7º e 8º ano do ensino fundamental regular e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio regular ou profissionalizante.

O reitor Nouga Cardoso considera importante, desde cedo, o incentivo dos alunos ao campo das letras. “É cada vez mais importante formarmos a população brasileira no conhecimento do saber ler, escrever que é o que abre porta para todas as outras ciências e conhecimentos. Portanto, é preciso que consigamos sensibilizar as crianças, jovens no primeiro caminhar do campo das letras para incentivar a estar nesse ambiente de disputa cultural”, pontua. 

A Olimpíada é uma realização da Uespi em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Instituto Federal do Piauí (IFPI), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec). Para a Professora Dra. Shirlei Alves do Comitê Gestor da Olimpíada o projeto vem ganhando destaque no Piauí.

“Trabalhamos por nossos alunos, nossas escolas e pelo desenvolvimento da língua portuguesa. Iniciamos em 2016 com um projeto piloto e em 2017 já tivemos a adesão de 93 municípios e este ano a expectativa é bem maior. Temos como intuito fortalecer a parceria entre a academia e as escolas”.

As escolas interessadas poderão realizar as inscrições para a competição, de forma gratuita, no site oficial da Olimpíada que será lançado em breve.

Autoria: Tatiana Maria

Tags: