09 Maio, 2017 15:08

Jovem de Futuro é realidade nas escolas de Ensino Médio

O Programa atua em mais de 450 unidades da rede estadaul de ensino

Divulgação
Programa Jovem do Futuro (Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) promove, nos dias 9 a 10 de maio, no auditório do hotel Blue Tree, uma série de capacitações com os gerentes e coordenadores de educação das Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado, para mais uma ação da ferramenta de Gestão Jovem de Futuro (JF). O evento visa melhorar a eficiência de escolas do ensino médio. Cerca de 70 profissionais do sistema educacional do Piauí estão envolvidos no encontro.

A Oficina de Protocolo Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR), Reunião de Boas Práticas (RBP) e Correção de Rotas estão sendo ministradas pelo consultor do Instituto Unibanco, Samuel Franco, e pela gestora de Aprendizagem Local, Elisangela Pires.

As atividades iniciaram às 9h, na oportunidade o agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, deu boas-vindas aos participantes e falou da importância da participação de todos os envolvidos no processo de formação.  

"Nesta oficina as equipes da regional e Seduc estão envolvidas na implementação do Jovens do Futuro e terão a terceira oficina de protocolos. É esperado que esse público compreenda os aspectos procedimentais dos protocolos de Monitoramento e Avaliação de Resultados, RBP e Correção de Rotas para que sejam implementados nessas instâncias tendo em vista a melhoria da aprendizagem dos estudantes e alcance da meta do estado", declara Castelo Branco.

Samuel Franco, consultor do Instituto Unibanco, iniciou as atividades fazendo uma descrição geral do conteúdo a ser trabalhado. "O Protocolo de Monitoramento e Avaliação de Resultados possibilitam que a rede tenha um momento de balanço do que foi feito e possam avaliar o quanto o esforço empreendido aproxima do alcance de sua meta. Nesse contexto, Secretaria, Regionais e escolas realizam esta etapa de modo encadeado, avaliando os resultados obtidos por meio de uma Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR)", explica Samuel.

Na oportunidade, o consultor do Instituto Unibanco falou que a SMAR deve acontecer de maneira progressiva na rede estadual, iniciando nas escolas por meio de visitas técnicas específicas para essa finalidade, sucedidas de reuniões de trabalho no nível da Regional, que as preparam para realizar uma reunião de gestão integrada com a equipe da Secretaria. Esta, por sua vez, sintetiza todo o conteúdo gerado nesse processo em uma reunião de trabalho juntamente com a secretária de Educação.

O primeiro dia das oficinas está previsto para ser finalizados às 18h e com previsão de retorno das atividades nesta quarta, 10 de maio com uma vasta programação.

JOVEM DE FUTURO

Em 2016 foi implantado em 138 escolas de Ensino médio o Jovem de Futuro, com a ferramenta houve uma melhora de rendimento nas notas de Português e de Matemática. Para o ano de 2017, a proposta da Seduc é que todas as escolas da rede estadual sejam atendidas pelo programa, como explica e agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco.

"Tivemos um aumento se compararmos 2013 a 2015. Com esse aumento das notas de proficiência de português e de matemática, que foi na torre de 10% em apenas 138 escolas que nós trabalhamos em 2016. Em 2017 estamos trabalhando com mais de 450 unidades, a nossa meta é melhorar significativamente a qualidade da educação no nosso Estado", finaliza o agente de Governança.



Autoria: Michele Furtado
Tags: