29 Setembro, 2017 13:57

Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos é inaugurado na Uespi

O espaço promoverá serviços de atendimento a seguridade e a promoção dos direitos humanos.

Ascom Uespi
(Ascom Uespi)

A inauguração do Núcleo Permanente Interdisciplinar em Direitos Humanos (Nupidh) da Universidade Estadual do Piauí, na tarde da quinta- feira (28), no campus Torquato Neto, em Teresina, contou com presença da vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, da senadora, Regina Sousa e de gestores da administração superior da Uespi. O Núcleo promoverá serviços de atendimento a seguridade e a promoção dos direitos humanos. 

“Esse núcleo vai ter uma vida longa que albergar tantos programas, projetos. Teremos certamente um grande fórum de debates de direitos humanos, mas também um celeiro onde transformará tantas realidades”, discursou a vice-governadora, Margareth Coelho. Estiveram também presentes na solenidade, chefes de departamento e diretores de cursos da Uespi, além do Presidente da OAB, Chico Lucas e de outros representantes.

A programação foi aberta pela apresentação do coral da Universidade. O pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Raimundo Dutra, explanou sobre a conquista do núcleo para a instituição. “Nossa universidade é a mais próxima do povo, a luta dos direitos humanos tem muito a ver com o perfil comunitário que a Uespi tem. Perfil que vem sendo construindo no dia a dia das ações com professores, alunos, administração e da gestão. O núcleo fortalece essa batalha da identidade dos direitos humanos”, disse.

O Nupidh é um programa de extensão universitária que implementará ações e debates de instância pública que será levado a todos os campi em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX/Uespi), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ordem dos Advogados do Brasil-PI (OAB). 

O reitor Nouga Cardoso salientou que, recentemente, os cursos de Direito de Piripiri e de Picos foram considerados os melhores cursos de formação acadêmica em avaliação nacional. "A Uespi vem oferecendo à sociedade mais que diplomas: resultados”, destaca.

Presente na inauguração, a senadora Regina Sousa fez observações em seu discurso, sobre a violação dos direitos humanos no que tange ao princípio de equidade cidadã com visibilidade aos direitos dos moradores de rua, a crescente violência racial e a reparação dos direitos indígenas. A parlamentar adiantou que a criação do núcleo deve ser ampliado. “Toda instituição deve ter uma disciplina de direitos humanos, priorizamos que toda universidade possua um núcleo como esse”, disse.  

As autoridades assinaram o acordo de cooperação como parte conjunta de formalizar o núcleo e, ao final da cerimônia, descerraram a placa inaugural na sede que possui salas para atendimentos, mediações e reuniões ao qual oferecerá atendimento gratuito. Uma emenda possibilitará que a sede do Nupidh receba novos investimentos. 

A professora e analista judiciária, Esther Castelo Branco, uma das responsáveis pelo projeto, também falou sobre a inauguração. “Entregamos hoje o núcleo que é um palco democrático para discussões, debates e pesquisa em direitos humanos abrangendo variados segmentos desde a violência, meio ambiente, racismo, gênero, crianças, discutiremos essas ações na Uespi”, esclareceu.  Ela caracterizou, que a Uespi está engajada nessa ação. “Trabalharemos tanto na pesquisa como na extensão, o projeto é voltado tanto para sociedade acadêmica, para os alunos, técnicos e sociedade”, lembra Esther.

 

Autoria: Vanderson de Paulo
Tags: