30 Agosto, 2017 13:53

Nutricionistas da Seduc participam de encontro sobre Alimentação Escolar

O evento reúne cerca de 100 profissionais responsáveis pela alimentação nas escolas públicas.

Ascom Seduc
(Ascom Seduc)

Teve inicio, nesta quarta-feira (30), o Encontro sobre Alimentação Escolar para a Rede Estadual de Educação, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (Ugie), no Anexo II do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 
 
O evento reúne cerca de 100 profissionais responsáveis pela alimentação nas escolas públicas e representantes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane) no Estado. De acordo com a Lei 11.947, que determina que 30% repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural e de suas organizações.
 
"Desde então, a Seduc vem tentando implementar a lei, mas ainda não conseguimos atingir essa porcentagem. Aqui no Encontro sobre Alimentação Escolar vamos discutir o que as instituições relacionadas com agricultura familiar podem fazer para que a secretaria possa ampliar a compra dos produtos", explica Simone Bastos, nutricionista responsável pelo Pnae no Piauí.
 
De acordo com Simone, os nutricionistas da rede devem obedecer resoluções de algumas atividades que precisam desenvolver dentro das escolas. "Durante o encontro também vamos discutir com os profissionais da área quais as melhores estratégias para que possamos atender essas resoluções e, assim, atender cada vez melhor os alunos", explica.
 
Dando continuidade ao evento, na quinta-feira (31), será a partir das 8h a Atividade Nutricional Cronograma/Avaliação de Desempenho Discussão; Cardápio Quantitativo/Qualitativo Pauta; Análise de Cardápios; Fichas Técnicas; Plano Anual de Trabalho, Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados.
 
Na sexta (01/09), a programação continua com a discussão sobre os temas: Recursos, Monitoramento e Treinamento; Avaliação Nutricional; Teste de Aceitabilidade; Educação Nutricional; Identificação de Patologias e Agricultura familiar.

Autoria: Joely Rocha
Tags: