23 Outubro, 2017 11:23

Palestrante da Espanha vai encerrar o Simpósio Estadual dos Profissionais da Educação

O professor Eladio Sebastian Heredero é doutor pela Universidade de Alcalá e já foi ministro da Educação

Acervo pessoal / Ascom Seduc
Heredero também é professor colaborador da Unesp (SP) e consultor do Instituto Ayirton Sena. (Acervo pessoal / Ascom Seduc)

Com o tema "Desafios da escola atual para ser inclusiva" será encerrada a programação do II Simpósio Estadual dos Profissionais da Educação, que será realizado de 13 a 15 de dezembro desse ano, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. O palestrante será o ex-ministro da educação na Espanha, o professor Eladio Sebastian Heredero que é doutor pela "Universidad de Alcalá" (Alcalá de Henares, Espanha), Professor colaborador da Unesp (SP), consultor do Instituto Ayirton Sena. 
 
A inclusão escolar é uma das metas tanto para o Plano Nacional de Educação (PNE) quanto para a Secretaria Estadual da Educação. Conforme o Plano Nacional de Educação, documento que orienta a política educacional brasileira por meio de 20 metas a serem cumpridas até 2024, para oferecer atendimento educacional especializado, a escola precisa preparar seus profissionais para lidar com a inclusão de fato e de direito. Nesse sentido a coordenação do Simpósio elegeu a inclusão como um dos eixos a serem trabalhados. 
 
De acordo com a diretora geral do centro de formação, Gildete Milu, o Simpósio é uma das ações em que a Seduc oportuniza o acesso a formação continuada dos profissionais da educação da rede pública. "O II Simpósio Estadual dos profissionais da Educação do Estado do Piauí é um  espaço para debatermos sobre os caminhos que devemos percorrer, os paradigmas para a construção do conhecimento e reestruturação das formas de pensar, abrindo espaço também para a troca de informações e de experiências", explica Gildete. 
 
O Simpósio tem como tema geral "A valorização dos profissionais da educação básica: avanços, retrocessos e desafios". Conforme a comissão de organização do Simpósio, o tema ganha especial relevância na atual conjuntura após os embates que derivaram das discussões que hoje dominam a cena no contexto educacional brasileiro como, por exemplo, a Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular e a crise por que passa o ensino superior.
 
Os  professores e profissionais da educação que queiram participar do Simpósio podem fazem inscrições através do endereço: seduc.pi.gov.br/siproeb. Para participar com a apresentação de trabalhos, os interessados tem até o dia 17 de novembro. O público alvo são professores da rede Estadual de Ensino que atuam na Educação Básica, funcionários administrativos da sede e das escolas públicas da rede estadual.
 
 

Autoria: Elza Muniz
Tags: