21 Setembro, 2017 13:48

Palestras sobre Filosofia, Sociologia e Torquato Neto marcam 1º dia do Saliceu

A palestra abordou a relevância das duas disciplinas para os alunos do ensino médio

Ascom Uespi
(Ascom Uespi)

O primeiro dia de programação do Salão do Livro do Dirceu (Saliceu), contou na parte da tarde com a palestra “Filosofia e Sociologia em tempos de ENEM” ministrada pela professora Fabíola Lemos, da rede particular de ensino. O evento ocorreu no auditório Goethe Sandes, do campus Clóvis Moura, na tarde desta quarta (20).

A palestra abordou principalmente a relevância das duas disciplinas para os alunos do ensino médio, tanto para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como para a vida, para a própria compreensão de mundo dos alunos. Fabíola também dissertou a respeito das recentes dificuldades que os professores vêm enfrentando. “Essas matérias foram retiradas da grade das escolas e recolocadas, muitas vezes tem seus métodos questionados, sofrem preconceitos, muita gente costuma dizer que são áreas que são sujeitas a discursos doutrinários, então nós professores somos vistos como doutrinadores e isso tem sido um problema”, relatou.

“A gente tem que sempre explicar que aquilo não é o que o professor pensa, mas o que o teórico escreveu, e que irá cair no ENEM. Um professor de Biologia não vai ter problemas de explicar Charles Darwin nos dias de hoje, mas nós de Sociologia temos problemas quando falamos de questões de gênero, por exemplo, e ano passado vieram três questões sobre o tema na prova do ENEM”, acrescentou Fabíola, que também mencionou a importância de se discutir temas da sociologia para sanar preconceitos e contribuir para uma sociedade mais respeitosa.

A mediação da palestra ficou por conta da vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo, que também comentou sobre as disciplinas e da importância delas até para a área de Letras, sua área de docência. “Nós professores de Letras sempre discutimos a produção de textos, a redação no ENEM, e sempre mencionamos questões técnicas, mas o principal é o ter o que dizer, sem estar preso ao senso comum”, avaliou. “São disciplinas muitas vezes negligenciadas, mas permeiam nossas relações sociais no dia a dia, a prova do ENEM, e por isso todos os alunos do ensino médio que estão aqui ganharam muito com essa temática”.

As disciplinas, que foram banidas na época da Ditadura Militar, voltaram ao currículo das escolas há poucos anos, e foram barradas justamente por levar ao pensamento crítico, isto de acordo com um dos organizadores do Saliceu, o professor Wellington Soares: “São duas disciplinas fundamentais, estão relacionadas ao pensar, ao refletir, ao analisar a sociedade e a própria condição humana, e hoje o que as pessoas menos fazem é justamente pensar. E o mais interessante é que não estão relacionadas só a elas em si, mas a todas as outras, como diz a própria professora quando fala das redações do ENEM”, avaliou.

Outra palestra que também movimentou a programação foi a do professor de Letras da Uespi, Feliciano Bezerra. O docente ministrou a palestra “A Escritura de Torquato Neto”, e levou a experiência criativa poética, musical e jornalística do poeta piauiense para os presentes no auditório. “Torquato é uma personalidade cultural artística que nós temos que reverenciar sempre, ele tem grande importância para a cultura brasileira de um modo geral e sou um estudioso da obra dele, tenho até um livro publicado, resultado de minha tese de mestrado”, informou Feliciano.

“Sempre que tenho oportunidade para falar sobre Torquato eu falo, porque acho que é um poeta que precisa ser lembrado e sempre ser colocado nos espaços acadêmicos de leitura, e o Saliceu é um lugar adequado para se falar desse poeta piauiense que trafegou por várias áreas de linguagem, como poeta, escritor, compositor, jornalista e cineasta”, finalizou.

Autoria: Jônatas Freitas
Tags: