28 Junho, 2017 14:53

PNAIC apresenta experiências exitosas em Seminário

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE)

Foi realizada na manhã desta quarta, (28), o IV Seminário "Um mergulho no Texto Literário?, no Liceu Piauiense. O evento  teve o objetivo de promover a socialização dos saberes e compartilhar as experiências exitosas das práticas pedagógicas no âmbito do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no ano de 2016.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para o alcance desses objetivos, o Pacto estabeleceu como eixo principal a formação continuada de docentes com o apoio de material específico. Essas ações são complementadas por outros três eixos de atuação: materiais didáticos e pedagógicos para uso com as crianças, avaliação e controle social, e mobilização.

De acordo com a gerente de Ensino Fundamental da Seduc,  Marília Aragão, a formação continuada não é só a formação em sí. "Depende de todos nós, é uma equipe, são as famílias, são os professores, os diretores, as Gerências Regionais, todos os envolvidos. Isso é um pacto, a universidade com a Seduc e também, nos municípios, com as secretarias municipais. É gratificante demais estarmos aqui para compartilharmos nossas experiências e objetivos", comenta a gerente.

O coordenador Estadual do PNAIC e Superintendente De Ensino da Seduc , Carlos Alberto Pereira da Silva, falou da importância do evento para todos os participantes. "O PNAIC nesse momento cumpre com mais uma etapa de sua execução, e a gente viu o fruto do trabalho que foi executado pela Universidade Federal do Piauí e Ministério da Educação. Estamos muito satisfeitos com o trabalho que foi executado", completa.

O PNAIC viabilizou aos coordenadores pedagógicos e professores da rede e inseridos no processo, enriquecer as práticas pedagógicas e contribuir para um melhor aprendizado dos nossos alunos.

Para a secretária Rejane Dias trabalhar pelo fortalecimento da alfabetização é prioridade. "A alfabetização das nossas crianças é encarada, por nós,  como grande prioridade. Para o primeiro passo ao longo de uma trajetória ao que diz respeito aos estudos, e nós sabemos que temos a meta, a meta 5 do Plano Nacional de Educação que diz que até no máximo 8 anos de idade o que corresponde ao 3º ano do ensino fundamental, as nossas crianças devem estar inseridas na sua plenitude com relação a alfabetização com foco na melhoria da aprendizagem, seja na questão do letramento, mas também da matemática", enfatizou.

A secretária disse ainda que enquanto secretária de educação, tem acompanhado através de  próprio sistema de avaliação o SAEPI, o tamanho do desafio que a Seduc tem no sentido de melhorar as proficiências de matemática e português. ?Antes a secretaria de educação tinha a cultura de se avaliar, mas não de estudar de forma mais aprofundada, a questão da alfabetização,  ao ponto de traçar o planejamento pedagógico pra que  as intervenções aconteçam dentro da escola envolvendo  todos, especialmente professores, e a equipe gestora que é o diretor e o coordenador pedagógico?, frisou.

"Diante desse cenário desafiador para todos nós, nós entendemos o quanto é importante essas intervenções na educação infantil, principalmente no ensino fundamental para que não ocorra o que esta acontecendo agora, essa multiplicação dessa defasagem. Temos, por tanto,  que estancar uma situação que é extremamente desafiadora. Se não tivermos o envolvimento da família isso torna todo o nosso trabalho muito mais dificultoso e  por isso a gente tem se voltado para as questões das proficiências. E essa troca de experiências exitosas é muito importante. Entendemos o quanto realmente é importante estas intervenções", encerra Rejane Dias.

 

Autoria: Marconi Lima
Tags: