08 Outubro, 2019 13:30

Escola estadual cria projeto para fortalecer vínculo com a família de alunos

A Unidade Escolar Angelina de Moura Leal, localizada no bairro Morada do Sol, zona leste de Teresina, idealizou o projeto Família Educadora. A iniciativa tem como objetivo promover rodas de conversas para discutir temas de interesse da família e da escola, com a participação de psicólogos, advogado e pedagogos. Os encontros são mensais e ocorrem aos sábados à tarde. 

O projeto teve início em maio deste ano e já promoveu debates sobre variados temas como "A importância da família no processo de Ensino e Aprendizagem", "Gravidez Precoce", "Valorização da vida", "Violência doméstica", "Drogas lícitas e ilícitas". 

A diretora da unidade, Leila Matos, insiste na participação da família na escola porque, para ela, a escola sozinha é incapaz de enfrentar todos problemas. "Quando a família participa desta formação, a escola sente-se alicerçada, pois divide e soma as responsabilidades", acredita. A gestora diz ainda que esse tipo de interação fortalece os laços familiares e reforça a importância da participação dos pais na formação de caráter desses alunos.

A autora do projeto Família Educadora, Rosa Maria Vilanova, vibra com os resultados já alcançados. "Hoje, já é visível a mudança dentro da escola, o comportamento dos alunos melhorou. As famílias estão mais atentas às recomendações da escola e teve uma mudança significativa na diminuição da infrequência", finaliza.

Autoria: Michele Furtado