16 Outubro, 2017 17:04

Seduc e MP premiam vencedores de concursos do projeto Queremos Paz

I Etapa homenageou 26 alunos vencedores nas categorias redação, desenho e música e dança.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) executam o projeto Queremos Paz que tem como objetivo orientar as escolas sobre os procedimentos diante dos casos de indisciplina e atos infracionais cometidos por menores de 18 anos dentro do âmbito escolar. Uma das ações, realizada nesta segunda-feira (16), foi a a conclusão da primeira etapa do projeto com a premiação de 26 alunos que participaram de concursos de redação desenho, dança e música. O evento foi realizado no Palácio do Karnak  e na ocasião foi lançada a segunda fase do projeto.

Além de trabalhar a valorização de princípios básicos como a tolerância, o respeito e a justiça, o Queremos Paz visa inserir a cultura da paz nas escolas, formando cidadãos críticos e atuantes. 

A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, explica que atualmente vive-se uma situação muito complexa nas escolas e o enfrentamento ao bullying, à violência e à indisciplina faz-se necessário. "Há uma falta de conhecimento do regimento interno, ou seja, os alunos têm que conhecer seus direitos e deveres. E essa parceria com o Ministério Público tem contribuído de forma significativa para diminuir esse clima de violência, que não queremos, contribuindo com uma cultura de paz. Estamos iniciando mais uma etapa para que esse projeto chegue a mais escolas da Capital e do interior", relata a gestora.

O governador Wellington Dias fez questão de participar do evento, que é um trabalho diferenciado no Piauí e no Brasil. "São cerca de 50 membros do Ministério Público, as escolas e suas equipes. Podemos perceber que com atividades saudáveis na área da cultura, das letras, dos esportes é possível criar uma cultura de paz, integrando família e escola, isso faz uma grande diferença, pois vivemos um momento de muita intolerância, e mais do que nunca, precisamos de cada um fazendo sua parte. Ganha a sociedade ganha o Piauí", revela.

Após o processo de orientação e diagnóstico das deficiências nas unidades escolares, o projeto Queremos Paz teve início no primeiro semestre de 2016, onde as escolas desenvolveram ações com base na temática da paz, como caminhadas, produção de materiais, gincanas, seminários, concurso de redação, de desenho, de música e dança.

Um dos alunos premiados pelo projeto vem da Unidade Escolar Solange Viana, de Teresina. André Oliveira fez a letra que conquistou o 1º lugar do concurso de Dança e Música, outros 11 alunos da escola também foram premiados na categoria. "Esse projeto foi de suma importância, pois além de termos a oportunidade de expressarmos o que aprendemos na escola, podemos levar para todo o Piauí nossa arte, nossa cultura. Fizemos a música ano passado, e tivemos três meses de ensaio e produção", observa o aluno.

Raniella Borges da Silva conquistou o 1º lugar no Concurso de Redação. Ela veio da Unidade Escolar Cipriano Vieira de Sá, localizada em Pajeú do Piauí. "Falar sobre paz é muito importante. As escolas precisam muito de paz e há muitas coisas que tiram isso, como os problemas mascarados como o bullying. Eu sofri muito com isso na minha infância e o professor precisa ser preparado para lhe dar com isso. Projetos como esses são fundamentais", enfatiza Raniella.  

Segunda fase 
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (Caodec), promotora Flávia Gomes, revela que essa premiação é fruto de dois anos de trabalho e que hoje entra no planejamento estratégico da Seduc para os próximos anos. "A Seduc integra o Projeto Queremos Paz com o Pacto pela Aprendizagem, que é um plano estratégico de educação. Passando, assim, a integrar o trabalho no sentido de contribuir para que as escolas possam pensar estratégias para melhorar tanto os resultados da educação quanto as limitações relacionadas à indisciplina e ao clima escolar, passando pelo fortalecimento dos regimentos escolares, dos conselhos escolares na gestão democrática da escola", completa.

Vencedores do concurso:

Concurso de Redação

1º lugar: Raniella Borges da Silva
Unidade Escolar Cipriano Vieira de Sá- 12ª GRE
Título: A paz é uma construção - nota 92,3

2º lugar: Danielly Nataly de Alencar
Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio- 16ª GRE
Título: Um grito sonoro de socorro - nota 92,0


Concurso de Dança e Música
1º lugar: Unidade Escolar Solange Viana- 19ª GRE
Letra: André Oliveira
Cantoras: Glória Santana, Joyce Vieira, Sthefanny karoliny
Violão: André Oliveira
Cavaquinho: Fredyson Santos
Zabumba: Jhonata Maciel
Triângulo: Glória Santana
Dançarinos: Ailton Silva, Kauane ketlen, José Fernando, Maria Eduarda de Sousa, Gustavo Almeida, Luiza Emanuelly


2º lugar: Unidade Escolar Gayoso Almendra- 2ª GRE
Letra/Vocal: Maria Geangêla da Silva
Violão: Lorrana da Silva Franco
Triângulo: André Queiroz Teixeira
Sanfona: José Renan da Cunha Sousa
Dançarinos: Luan Caio da Silva, Silveira Borges da Costa e Silva,Patrícia Lopes Resende,  Alex Silva, Daniele Teixeira da Silva
Coreografa: Luciene de Carvalho Silva

Concurso de Desenho
1º lugar: Mariana Cristina Silva Basto - CETI- Gov Freitas Neto - 20ª GRE
Título: Paz na família

2º lugar: Danilo Silva de Sousa Ferreira- LAR DA CRIANÇA -Dom Abel Alondo  Nunes - 5ª GRE
Título: Quem Promove o mal perde mais, quem promove a paz ganha mais.

Autoria: Hélder Rocha e Willame Lucas

Tags: