30 Maio, 2017 15:19

Psicóloga aborda tratamento de alunos superdotados na escola

O tema foi abordado durante formação realizada pelo Centro de Formação Antonino Freire

Divulgação
"Educação Inclusiva numa perspectiva Interdisciplinar" (Divulgação)

O trabalho com alunos superdotados na sala de aula foi um dos temas abordados durante o segundo encontro do curso "Educação Inclusiva numa perspectiva Interdisciplinar", realizado pelo Centro de Formação Antonino Freire, com a psicóloga Danielle Fonseca. Ela abordou os "Procedimentos metodológicos adotados para alunos infra e superdotados na sala de aula" para professores e gestores educacionais que trabalham com esse público. 

Segundo a psicóloga, ao contrário do que muitos pensam, o aluno superdotado precisa de acompanhamento multiprofissional para que possa se desenvolver plenamente. Essas pessoas têm facilidade de aprendizagem, mas também têm limitações e se não forem bem orientadas, poderão ter problemas em outros aspectos, como na esfera social, por exemplo.   

O curso também trouxe a evolução histórica da abordagem pedagógica da inclusão. Com esse enfoque, "A (des) construção do profissional da educação do profissional da educação no contexto da inclusão sob uma perspectiva lúdica" foi abordada pela professora Conceição de Maria Galvão. Ela fez um retrospecto de como esse trabalho vem sendo desenvolvido ao longo da história da educação, mostrando a influência de diferentes correntes como o construtivismo, por exemplo.

A parte prática do encontro foi ministrada pelos professores Ioneide Nascimento, Sérgio Teixeira, Sunamita Fontenelle, Raimundo Sampaio, Conceição Silva, Carmosa Martins, Marilene Carneiro, Socorro Cavalcante, Teresa Cristina e Cláudia Martins, por meio de três oficinas, que tiveram como tema "Oficina de Literatura Infantil na perspectiva inclusiva". Os professores trouxeram novas possibilidades de trabalhar histórias infantis já consagradas, como "A bela adormecida", sob um olhar inclusivo. 

O próximo módulo do curso será no dia 09 de junho, a partir das 8h, no auditório do Centro de Formação Antonino Freire, onde serão tratados os seguintes temas: Projeto de Intervenção em Educação Inclusiva, Professor Inclusivo: práticas construtivas na superação de deficiências e Educação Inclusiva: Desafios entre o real e o possível.

Autoria: Elza Muniz
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