13 Novembro, 2017 11:10

Santa Cruz dos Milagres realiza III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Seduc está mobilizando os estudantes das escolas públicas estaduais para participarem da Conferência Nacional.

Santa Cruz dos Milagres é a primeira cidade do Piauí a realizar a Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento ocorreu no sábado (10), com a participação de estudantes, professores, técnico, autoridades e comunidade local.

De acordo com o superintendente Institucional da Secretaria de Estado da Educação, José Barros Sobrinho, a Seduc está mobilizando os estudantes das escolas públicas estaduais para participarem da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cujo tema este ano é: "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas". O evento faz parte da programação do Fórum Mundial das Águas, que será realizado em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março de 2018.

"A conferência tem como principal objetivo conscientizar os estudantes sobre o respeito ao uso e preservação das águas. Eles vão conhecer o estágio de desenvolvimento das tecnologias sociais desenvolvidas para ajudar a levar água às populações em vulnerabilidade socioeconômica. O evento debate, ainda, mecanismos de melhoria da gestão das águas e ações de educação ambiental", declara José Barros.

A conferência é uma iniciativa do Ministério da Educação, com o Ministério do Meio Ambiente, envolvendo mais de 71 mil escolas em todo o país. Dessas, 4 mil estão na zona rural, 3 mil em comunidades indígenas e 2 mil em áreas quilombolas. A última edição do evento ocorreu em 2013.

O processo da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente envolve quatro etapas em nível local, estadual e nacional. As Conferências nas Escolas deverão ser realizadas até o dia 27 de novembro de 2017, além disso, também deverá ser registrada no sistema e eleger delegados e suplentes para participarem da etapa estadual, que será nos dias 19 e 20 de dezembro.

A Conferência Estadual é o momento de sistematização dos projetos de ação elaborados nas escolas e encaminhados à Comissão Organizadora Estadual (COE), que, com o Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ), selecionarão os projetos e delegados que participarão da etapa nacional, garantindo, assim, o princípio "Jovem Escolhe Jovem".

Autoria: Claudia Bezerra
Tags: