04 Dezembro, 2017 11:11

Seduc e Instituto Unibanco promovem seminário sobre gestão

O evento faz parte do contexto do programa Jovem de Futuro.

O Instituto Unibanco e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizam, nesta terça-feira (5), o Seminário Estadual Caminhos para a Qualidade da Educação Pública do Piauí: Experiências de Gestão e Clima Escolar, que reunirá os gestores das escolas e das regionais da rede pública de ensino do Piauí. O objetivo do evento é discutir como a gestão pode contribuir para a melhoria do clima escolar e influenciar, desta forma, as práticas educativas e os resultados de aprendizagens dos estudantes.

O seminário será dividido em quatro mesas de debate. A primeira "Cultura de paz e clima escolar" contará com apresentações da gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Julia Azevedo, e de Flávia Gomes, do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (Caodec), com mediação de Ellen Gera, superintendente da Seduc.

Em seguida, os supervisores educacionais do estado apresentarão experiências para a melhoria do clima e da organização da equipe gestora voltada à aprendizagem dos estudantes dialogando com a experiência do Pará, compartilhada pela supervisora Rita de Cássia de Sousa Lopes, de Santarém (PA).

No período da tarde, os gerentes educacionais se reunirão em torno do tema "Perspectivas de gestão para a rede de escolas", em que se debruçarão sobre a análise dos dados de educação de seus grupos de escolas. As experiências do Ceará serão apresentadas pelo coordenador Aécio Lucas de Oliveira.

No último painel, "Vivência da rotina escolar", os profissionais mostrarão os resultados das práticas de participação juvenil na gestão escolar, implementadas com o objetivo de garantir a permanência de alunos e a aprendizagem. Além dos casos piauienses, os de Goiás serão apresentados pela gestora da rede de ensino do estado, Silvanea Toscana de Morais Souza.

Jovem de Futuro no Piauí

O seminário faz parte do contexto do programa Jovem de Futuro, que é implementado pelo Instituto Unibanco com a Seduc. O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar com o objetivo de melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Iniciado em 2008, o projeto já foi implantado em dez estados brasileiros e já beneficiou cerca de 2,5 mil escolas estaduais e 2 milhões de estudantes do Ensino Médio.

O Jovem de Futuro está presente na rede do Piauí desde 2012, com a meta de atuar em 370 escolas de Ensino Médio do estado até 2018.

Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco, fundado há 35 anos, é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú-Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil.

Com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem e na produção de conhecimento sobre o Ensino Médio, dedica-se a elaborar e implementar, gratuitamente, soluções de gestão na rede de ensino, na escola e na sala de aula comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes.

Programação

Seminário Estadual Caminhos para a qualidade da educação pública do Piauí: Experiências de gestão e clima escolar

8h - Recepção e credenciamento

8h30 - Abertura
Fabiana Mussato, coordenadora de Territórios do Instituto Unibanco;
Carlos Alberto Pereira da Silva, superintendente de Ensino Seduc

9h40 - Cultura de paz e Clima Escolar
O objetivo dessa mesa é discutir as implicações do Clima Escolar nas práticas educativas e refletir sobre sua influência nas relações institucionais e na aprendizagem dos estudantes.
Maju Azevedo, gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco;
Flávia Gomes, Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (Caodec)
Mediador: Ellen Gera, superintendente da Seduc/PI

11h - Supervisão Educacional: O supervisor (ACG) como agente de apoio à promoção da gestão
O objetivo dessa mesa é apresentar experiências de supervisão relacionadas à melhoria do clima e à organização da equipe gestora em prol das aprendizagens dos estudantes.
Alda Juliana Pereira do Nascimento, supervisora da 18ª GRE, Seduc/PI
Dalila Castelo Branco, supervisora da 19ª GRE, Seduc/PI
Clarissa Santos, supervisora da 20ª GRE, Seduc/PI
Rita de Cássia de Sousa Lopes, supervisora da 5ª URE/Santarém, Seduc/Pará
Mediador: Nemone de Sousa Pessoa, célula de Governança da Seduc/PI

13h45 - Perspectivas de gestão para a rede de escolas
O objetivo dessa mesa é apresentar práticas de trabalho dos gerentes regionais na análise dos índices educacionais de seu grupo de escolas
Tarcizio Pires, gerente Regional da 4a GRE, Seduc/PI
Luiza Vieira, gerente regional da 20ª GRE, Seduc/PI
Aécio Lucas de Oliveira, coordenador da 14ª Crede, Seduc/CE
Mediador: Clebe Sousa, Gerente de Ensino Médio Seduc/PI

15h15 - Vivência da rotina escolar
O objetivo dessa mesa é apresentar desafios e resultados das práticas de participação juvenil na gestão escolar, gerando resultados efetivos de permanência e aprendizagem
Verbena Roque Gonçalves, coordenadora pedagógica da 19ª GRE, Seduc/PI
Mirlane Raquel, supervisora da 20ª GRE
Silvanea Toscana de Morais Souza, gestora da rede de ensino do estado de Goiás, Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, Regional de Iporá
Mediador: Alberto Machado, diretor da U.E. Didácio Silva, Seduc/PI

16h45 - Encerramento
Ellen Gera, superintendente da Seduc/PI
Fabiana Mussato, coordenação de Territórios do Instituto Unibanco

Serviço:
Seminário Estadual Caminhos para a qualidade da educação pública do Piauí: experiências de gestão e clima escolar
Data: 05 de dezembro de 2017, terça-feira
Local: Hotel Blue Tree
Endereço: Av. Marechal Castelo Branco, 555 - Ilhotas/Teresina (PI)
Horário: das 8h às 18h

 

 

Autoria: Ascom Seduc
Tags: