30 Junho, 2017 15:59

Seduc aplica Avaliação Institucional em escolas da rede

A avaliação é uma das formas da gestão conhecer o que pensam os diferentes segmentos, seus anseios, fragilidades e pontos fortes.

Divulgação
Avaliação institucional (Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) procura aprimorar a qualidade da educação oferecida no Estado. Pensando nisso, a Coordenação de Avaliação Educacional e Currículo (Caec) está aplicando a primeira Avaliação Institucional de 2017 em todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

A Avaliação Institucional é uma das formas da gestão conhecer o que pensam os diferentes segmentos, seus anseios, fragilidades e pontos fortes. Com as análises que os resultados da aplicação da avaliação institucional permitem, o gestor tem condições de promover e estimular a melhoria do desempenho de toda a equipe escolar, estabelecendo a sintonia do trabalho e entre as pessoas.

Dividida em seis dimensões: clima escolar; prática pedagógica e avaliação; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; gestão escolar democrática; formação e condições de trabalho dos profissionais da escola e acesso e permanência dos alunos na escola, a avaliação será usada para que seus resultados possam servir de base para diagnosticar obstáculos na aprendizagem, para a tomada de decisões em equipe e para saber como prosseguir no processo de aprendizagem.

"Queremos, também, estimular um processo reflexivo e de autocrítica de todos os profissionais envolvidos e, se necessário, redirecionar o planejamento porque essa análise nos dará conhecimento de quais são as prioridades e urgências", explica Cosme de Carvalho, coordenador do Caec.

O resultado da avaliação deve sair na primeira quinzena de agosto e, a partir dos indicadores, as escolas, junto com a gestão regional e a Seduc, darão os encaminhamentos que se fizerem necessários.

 

 

 

 

 

Autoria: Martha Teixeira
Tags: