26 Abril, 2017 10:24

Estado realiza seleção para instrutores de Libras

A Seduc pretende colocar em cada escola que tenha surdo matriculado, um intérprete de Libras em sala de aula

Ascom Seduc
Os profissionais vão atuar nas escolas da Rede Estadual de Ensino e nos centros especializados (Ascom Seduc)

No intuito de suprir as necessidades das escolas estaduais que têm alunos surdos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está promovendo a seleção de instrutores e intérpretes de Libras. O certame é disciplinado pelo edital 05/2017. A prova prática foi realizada nessa terça-feira (25), no Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). 

A diretora do CAS, Rachel Andrade, explica que as vagas estão sendo disputadas, inclusive, pelos surdos, com candidatos de todo o Piauí. "Temos candidatos de Parnaíba, Luís Correia, Barras, Esperantina, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato, Fronteiras, Campo Maior e Valença. Eles devem atuar nas escolas da Rede Estadual de Ensino de todo o Piauí e nos centros especializados. Esse teste é uma grande oportunidade para a comunidade surda", relata Rachel.

A Seduc pretende colocar em cada escola que tenha surdo matriculado, um intérprete de Libras em sala de aula e também oferecer cursos de Libras nas escolas estaduais que serão ministrados por esses instrutores.

A gerente de Educação Especial da Seduc, Eleonora Sá, reafirma o compromisso da secretária Rejane Dias em promover o acesso e permanência do aluno com deficiência na escola regular.

"Trabalhamos com muito empenho para que a Seduc contrate esses novos profissionais, além de promover cursos profissionalizantes para formação em intérprete e instrutor, que alimenta um mercado de trabalho que carece de profissionais", conclui a gerente.                    

Na próxima semana, dias 2 e 3 de maio, será realizada a prova prática dos intérpretes de libras.       

Autoria: Hélder Rocha
Tags: