31 Outubro, 2017 14:25

Serviço de Psicologia da Uespi realiza atendimento gratuito à comunidade acadêmica

O atendimento acontece de segunda à sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h ao meio dia.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) dispõem de serviços de atendimento psicológico há dois anos, desde a implantação do Programa Plantão Psicológico que tem como objetivo proporcionar o bem-estar mental de estudantes, servidores técnicos e docentes. O projeto é de iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitário (PREX).

O programa foi implantado em 23 em janeiro de 2015. Inicialmente, o atendimento acontecia na sala de reuniões da PREX e funcionava quinzenalmente, as sextas, das 8h às 12h. O Plantão tinha como foco acolher o indivíduo no momento exato de sua necessidade, auxiliando-o com orientações e dando os encaminhamentos necessários.

A crescente demanda de atendimentos fez surgir o Serviço de Psicologia da Uespi, que ganhou o espaço “Professora Thaís Virginia Sucupira Kampf” para maior conforto e comodidade no atendimento. O espaço está localizado no Campus Poeta Torquato Neto, e foi inaugurado em 12 de setembro de 2016.

O Serviço de Psicologia da Uespi é coordenando pela psicóloga da instituição, Mariane Siqueira, que comanda uma equipe que vária entre nove a quinze discentes de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde, supervisionados pelos docentes das disciplinas de Atendimento Clínico I e II da Uespi.

O atendimento acontece de segunda à sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h ao meio dia. Diferente do Plantão Psicológico, o Serviço de Psicologia realiza um atendimento clínico-psicológico, através de um acompanhamento completo do paciente. “Por dia, nós conseguimos realizar atendimento em todos os horários ofertados, inclusive entre meio dia e duas horas da tarde, que eram horários que o Plantão Psicológico não funcionava”, explica Mariane Siqueira.

Patrícia Silva Leão é estudante do 10º período do curso de Psicologia, e atua no Serviço de Psicologia desde o 9º período. Segundo ela, o Serviço de Psicologia tem tido um retorno positivo. “Eu vejo como uma grande ajuda. Se formos analisar a quantidade de alunos e funcionários que a Uespi tem e a falta de acesso deles à um serviço de psicologia, é muito grande, muitos não têm planos de saúde, e o atendimento particular se torna muito oneroso. Pelos resultados que a gente faz dos atendimentos, vemos que o retorno é grande, assim como a procura pelo atendimento”, disse.  Ainda segundo Patrícia Leão, a maior demanda é de alunos, preocupados com a carreira profissional, estudos e com o futuro.

Os alunos e funcionários interessados em receber atendimento por meio do Serviço de Psicologia da Uespi, devem se direcionar à recepção da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitário (PREX), e procurar pela responsável pelo agendamento, Déborah Éllen, ou entrar em contato através do telefone 3213-7098. Os atendimentos são realizados na sala “Professora Thaís Virginia Sucupira Kampf”, localizada por trás do prédio administrativo do Palácio Pirajá, Campus Torquato Neto.

Autoria: Indira do Vale
Tags: