17 Agosto, 2017 10:39

Jogos escolares piauienses reúnem atletas de todo o estado

Ao todo, 1.779 alunos/atletas participam da competição.

Marconi Lima
Abertura dos Jogos Escolares Piauienses (Marconi Lima)

Os Jogos Escolares Piauienses (Jeps) foram abertos oficialmente, nessa quarta-feira (16), no Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Teresina Central, com apresentação de todas as equipes esportivas das modalidades futsal, voleibol, vôlei de praia, handebol, basquete, tênis de mesa, badminton, atletismo, natação, xadrez e judô das escolas públicas, privadas e centros federais que participarão da competição.

Ao todo, 1.779 alunos/atletas das redes de ensino públicas e privadas, da capital e do interior, participam dos jogos. Da educação pública estadual, cerca de 500 estudantes das 21 gerências regionais do Estado participam dos Jeps.

Durante a solenidade de abertura dos jogos, houve apresentações de ginástica rítmica conjunto livre e corda; solo, essência dos movimentos, da Academia de Dança By Berna Ballet; ginástica rítmica individual com fita e apresentação de dança solo contemporânea. Os hinos do Brasil e Piauí foram entoados pelo cantor piauiense Ostiga Jr. Na oportunidade, a estudante Aline Conrado, do Ceti Júlia Nunes Alves, fez uma homenagem à Teresina pelos seus 165 anos.

Para o coordenador estadual de Juventude, Vicente Gomes, que representou o governador Wellington Dias na solenidade, é importante que os estudantes curtam o momento. "Lembro-me dos meus tempos de atleta, onde tive a oportunidade que vocês estão tendo hoje. Então, joguem com muito otimismo, esperança e garra. Cada um de vocês é um vencedor. o Governo do Estado fez o maior esforço para poder realizar esse momento tão importante na vida de vocês, então, aproveitem", disse o coordenador.

Esta é a terceira etapa dos Jogos Escolares. A primeira foi o torneio interclasse, realizado nas escolas; a segunda foi com os campeonatos regionais do interior do estado, por meio das GREs. E a última etapa, que é a nacional, são os Jogos Escolares da Juventude que esse ano será em Curitiba (PR), com a primeira fase de 12 a 14 anos, no período de 12 a 21 de setembro; e; em Brasília (DF); a segunda fase, de 15 a 17 anos, no período de 16 a 25 de novembro.

De acordo com o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, que representou a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, sem esporte não há educação. "É um momento muito importante para a Secretaria de Estado da Educação permitir que cada estudante esteja aqui. É uma satisfação da Seduc, e poder compartilhar com todas as escolas do estado, entre o Instituto Federal e escolas particulares, torna o evento muito mais grandioso, onde podemos descobrir jovens talentos no esporte piauiense", completa Ellen.

A competição é realizada de 16 a 19 desse mês, nas diversas modalidades no masculino e feminino, nas quadras poliesportivas e espaços esportivos de Teresina.

"É extremamente importante o jovem estar inserido nas atividades esportivas da escola, eleva a autoestima e melhora o desempenho acadêmico. Participar de eventos como este, então, é fundamental. A Seduc coordena as fases do interior com suas gerências regionais, e a Fundespi, por sua vez, coordena a terceira fase que será na capital Teresina, onde iniciamos hoje", afirma Paulo Martins presidente da Fundespi.

Competições

Os jogos do futsal são realizados na UFPI, IFPI Centro e Sul, na Semel e na U. E. Benjamin Batista. O volei e volei de praia na AABB. Já, o handebol é no Liceu Piauiense, o basquete no Diocesano, tênis de mesa e badminton na Vila da Paz, atletismo na UFPI, natação no clube Círculo Militar, xadrez na U. E. Benjamin Batista e o judô no Centro de Treinamento Sarah Meneses.

O estudante Jean Roberto, da Unidade Escolar Presidente Vargas, de Baixa Grande do Piauí, afirma estar ansioso pelo início dos jogos. "É a primeira vez que participo de uma competição desse nível e não vejo a hora de começar a jogar", disse bastante animado o atleta de 14 anos.

Já, no final da solenidade, o fogo olímpico foi conduzido por estudantes da rede pública estadual, que jogam handebol pelo Caic Balduíno, e a pira olímpica foi acesa por uma atleta do colégio Certo.

Os Jogos Escolares Piauienses de 2017 são realizados pelo Governo do Estado do Piauí, por  meio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Autoria: Marconni Lima

Tags: