05 Setembro, 2019 11:21

Estudantes do curso de Agroindústria participam de oficina de produção de alimentos

Atividade é voltada a incentivar empreendedorismo entre os estudantes.

Ascom Seduc
Alunos foram instruídos sobre noções básicas de manuseio dos alimentos (Ascom Seduc)

O Centro Estadual de Educação Profissional Rural (Ceepru) Conego Cardoso, localizado no município de São Miguel do Tapuio, realizou, nessa quarta-feira (4), oficinas de produção para a turma de alunos que estão cursando Agroindústria.

O objetivo das oficinas, de acordo com a Coordenação Pedagógica, é despertar nos estudantes o espírito empreendedor e, também, contribuir na formação técnica profissionalizante, para que eles possam garantir uma fonte de renda para suas famílias.

Os estudantes tiveram oficinas voltadas à produção de biscoitos caseiros, sacolé cremoso, polpa de fruta, doce e cocada. Durante o momento prático, eles foram instruídos sobre as noções básicas de manuseio desses alimentos, desde os utensílios até mesmo a higiene pessoal e segurança no momento da produção.

A coordenadora pedagógica da escola, professora Fábia Brandão, destacou que a programação seguiu o planejamento dos professores a fim de que os estudantes participassem de todo o processo de produção. "Foi um evento muito importante, pois despertou nos alunos participantes diversas ideias que serão utilizados no futuro como projetos profissionais de vida", disse a docente.

Inaugurado em 2009, o Ceepru Cônego Cardoso vem formando dezenas de alunos com ensino técnico em nível médio, sendo ofertados cursos técnicos nas áreas de Agropecuária, Agroindústria, Fruticultura, Zootecnia e Informática.

A diretora da escola, professora Djanira Gomes, ressalta que a oficina tende a mobilizar os estudantes para além da sala de aula. "Diante dos desafios para a geração de renda, este evento se torna importante para que os alunos alcancem um empoderamento econômico e social na própria comunidade em que moram", frisou Djanira.

Investimentos

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem ampliando a oferta de educação profissional nas escolas estaduais obedecendo as metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, como explica o secretário Ellen Gera de Moura

"A Seduc oferta cursos de educação profissional e tecnológica em 212 municípios, nas três modalidades de oferta (integrado, concomitante e subsequente) alcançando o total de, aproximadamente, 33 mil alunos. Recentemente, conseguimos a liberação de um recurso de R$ 9 milhões, que será destinado para investimentos nas escolas de educação profissional do Piauí", disse o secretário.

Autoria: Ascom Seduc
Tags: