31 Agosto, 2017 13:47

Uespi discute realização de evento comemorativo dos 300 anos da cidade de Oeiras

Será realizado o evento entre os dias 14 e 17 de novembro para celebrar o aniversário

A cidade de Oeiras completa 300 anos em 2017. Para comemorar a data, será realizado um Seminário Internacional denominado “Oeiras Mais 300”, promovido pela Fapepi e executado pela Universidade Estadual do Piauí, Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os detalhes para a realização do evento foram discutidos em reunião na reitoria da Uespi, na manhã desta quarta-feira (30).

Segundo o coordenador geral do evento, Túlio Henrique Pereira, o evento será de 14 a 17 de novembro, e é um marco histórico para a cidade e para o país. “Oeiras foi a primeira capital da então província do Piauí, e também uma das 12 capitais num período em que o Brasil não tinha essa profusão de cidades e de intendências e superintendências, por isso esse evento é um marco histórico para pensar, principalmente, à formação do povo piauiense”, reflete.

Assim como Túlio, o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, esteve na reunião e também falou a respeito da questão cultural que estará inserida no evento. “O seminário é fundamental para analisarmos a memória dos construtores de Oeiras, qual foi a contribuição dos índios, dos nativos do Piauí nesses 300 anos, em todas as áreas do conhecimento, na gastronomia, literatura, na arquitetura, além da contribuição dos negros da África e dos portugueses”, relembra.

A Fapepi contribuirá com R$ 70 mil para a promoção do evento, que irá ter em sua programação minicursos, palestras e seminários temáticos. O evento será realizado no Campus Possidônio Queiroz, da Uespi, e a universidade estadual também dará outras contribuições, como relata o reitor Nouga Cardoso Batista: “A comissão organizadora vai elencar diferentes demandas, partilhadas pela Uespi, IFPI e UFPI, e naquilo que nos for demandado faremos todo o esforço para atender, considerando a grande importância do evento para o estado, para a cidade de Oeiras e para a própria universidade, que tem vários cursos de História”, afirma.

“Nós entendemos como sendo um bom momento não só de discutir a historicidade da formação do estado do Piauí, mas também um ambiente de formação importante para os nossos estudantes. A Uespi já colocou à disposição sua estrutura física em Oeiras e também o transporte para levar estudantes dos nossos diferentes campo até aquela cidade”, finalizou o reitor.

Uma sessão solene foi realizada nesta terça-feira (29), na Câmara dos Deputados em Brasília, em comemoração aos 300 anos da cidade de Oeiras. O evento contou com a participação de autoridades políticas, intelectuais e apresentação do grupo “Bandolins Mirins” de Oeiras. O reitor foi um dos convidados da cerimônia para representar a instituição que possui um campus na cidade de Oeiras.

Autoria: Jônatas Freitas
Tags: