24 Novembro, 2017 15:19

UESPI recebe exposições e feiras com artigos indígenas e afrodescendentes

São tendas temáticas de comunidades quilombolas, nações indígenas e terreiros

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), para além de discussões em espaços acadêmicos sobre história, literatura e identidade negra e indígena no V África Brasil, também materializa através de feiras e exposições, a cultura desses povos.

São tendas temáticas de comunidades quilombolas, nações indígenas e terreiros com artigos de moda, objetos decorativos, pinturas e livros expostos no Campus Poeta Torquato Neto, durante a realização do evento que encerra hoje (24).

A Exposição Raiz conta com trabalhos dos artistas plásticos Aliã Warmiri, Gabriel Archanjo, Aretusa Bispo e Mika. Ela tem sua centralidade na questão da afrodescendência. A artista plástica Mika explica que o seu trabalho é uma percepção corporal em uma perspectiva colonial. “Trabalho a relação entre o corpo do homem escravizado enquanto ele vive na senzala e como ele parte desse território para o território em que ele é livre, que é o quilombo. O corpo nesse aspecto representa a proteção, é através do corpo que a gente consegue se expressar”, afirma Mika.

A atriz e artista plástica Eliana Leão trouxe a exposição Arte em Naif que trabalha as cores primarias e o primitivo. “A Arte Naif trabalha o primitivo total, eu trouxe um trabalho figurativo, retratando o povo piauiense, a nossa ingenuidade, e o nosso berço primitivo lá da Serra da Capivara”, explica.

A Associação Centro de Defesa Ferreira de Sousa, através do projeto Mulheres nos Terreiros da Esperança, trouxe para a universidade um pouco sobre a discussão de matrizes africanas e sua representação na sociedade. “O Projeto Mulheres nos Terreiros da Esperança desenvolve pesquisas e oficinas no âmbito das Lagoas do Norte. Promovemos encontros para transmitir às mães de santo significações religiosas, incentivando-as a debater as problemáticas sobre as religiões de matrizes africanas no seus respectivos locais de inserção”, elucida Maria Lúcia representante da Associação.

Colares, brincos, artigos para cabelos, maracas, saias, tipoias, artesanatos com miçangas e penas, vestimentas indígenas utilizadas em rituais, são alguns dos itens expostos pela tribo Guajajara. As tendas temáticas e exposições fazem parte da quinta edição do África Brasil que acontece na UESPI desde o dia 22 de novembro de 2017.

Autoria: Indira do Vale
Tags: