18 Abril, 2017 13:06

Emater promove oficina de metas para beneficiar famílias em situação de extrema pobreza

O programa pretende atender mil famílias rurais, oportunizando melhores condições de vida e geração de renda

Buscando a execução do plano do Programa de Fomento às Atividades Rurais, o Emater realiza, nesta terça-feira (18) e na quarta-feira (19), no Centro de Treinamento da Agricultura Familiar, um encontro com técnicos que irão atender a 1000 famílias rurais em situação de extrema pobreza.

De acordo com a metodologia do orograma, o governo federal vai disponibilizar R$ 2.400 por família e o Governo do Estado, por meio do Emater, estará garantindo a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater),  na aplicação desse fomento, que poderá ser desenvolvido por meio de projetos agrícolas e não agrícolas.

Depois da atividade que está sendo realizada nesta terça, a coordenação do programa pretende desenvolver uma agenda de visitas aos municípios que serão beneficiados, no intuito de apresentar a proposta do projeto aos sindicatos e parceiros nas comunidades rurais.  Ao todo serão beneficiados cerca de 13 municípios dos territórios Entre Rios, Carnaubais e Cocais.

 O programa pretende também promover a inserção das famílias beneficiadas no mercado institucional: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e outros.

O diretor de Ensino e Extensão Rural do Emater, Kalil Luz, destaca que, na atividade de hoje, referente ao planejamento do termo de cooperação desenvolvido entre o Emater e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, será feito o detalhamento de todas as metas e atividades a serem desenvolvidas nos municípios.

Ele acrescenta que esse processo de planejamento permitirá que os técnicos possam identificar onde as famílias com maior vulnerabilidade se encontram.  “Esse momento vai qualificar a ação dos técnicos nos municípios, para que os projetos que serão elaborados para a aplicação dos fomentos possam superar o problema  da insegurança alimentar e num segundo momento permitir que as famílias  produzam  alimentos e possam gerar renda”, finalizou Kalil.

Autoria: Emanuel Ramos
Tags: