Emgerpi trata sobre regularização com prefeito de José de Freitas
Foi apresentado ao prefeito o histórico do processo de regularização que a Emgerpi vem fazendo no entorno da Barragem
Diretores da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) se reuniram nesta quinta (22), como o novo prefeito da cidade de José de Freitas, Roger Coqueiro Linhares, para tratar sobre o processo de regularização das áreas situadas no entorno da Barragem do Bezerro, localizada no município. Outro objetivo do encontro foi solicitar um novo contrato de sessão de uso dessa área, sendo que uma das cláusulas deve focar na preservação ambiental da Barragem.
Segundo a diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, durante a reunião foi apresentado ao prefeito de José de Freitas o histórico de todo o processo de regularização que a Emgerpi vem trabalhando para regularizar as áreas do entorno da Barragem do Bezerro. “Informamos a ele sobre os trabalhos já finalizados, como os levantamentos ocupacionais e de identificações das 317 famílias que vivem nas proximidades da Barragem”, diz.
O prefeito Roger Coqueiro Linhares disse que os trabalhos que a Emgerpi está realizado para regularizar áreas e preservar a Barragem do Bezerro terão todo apoio da nova gestão para que sejam finalizados. “Essas ações também estão entre as minhas propostas para a cidade. Sabemos se trata de um processo delicado, mas indispensável para a sobrevivência da Barragem e o município”, destacou o prefeito, afirmando que o apoio da Emgerpi também será importante para regularizar outras áreas na cidade.
Segundo o diretor de Regularização Patrimonial da Emgerpi, Leonardo Botelho, o principal foco do Governo do Estado, através da Emgerpi, é trabalhar para evitar ainda mais a degradação do meio ambiente. Se precisar fazer remanejamento de moradores será feito, sendo que essas ações deverão ocorrem com o apoio do gestor municipal”, relatou Botelho, dizendo que essas ações estão sendo feitas em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que está elaborando o zooneamento ambiental da área total da Barragem.
Em julho, uma equipe da Emgerpi retornará à cidade de José de Freitas para realizar a segunda reunião com os moradores do entorno da Barragem. A diretora Ana Lúcia declarou que a reunião ocorrerá para repassar todas as medidas que deverão ser tomadas, incluindo as notificações que serão enviadas para as pessoas que ocupam áreas de forma ilegal.
Participaram da reunião o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de José de Freitas, José Iran Felinto; a assistente Social da Emgerpi, Josenice Pires; o coordenador de convênios do município, Elder Anes; o assessor Jurídico do município, Wendell Eloy; o secretário de Governo do município, Rumenig Rocha.