05 Junho, 2018 9:50

Evento nacional reúne presidentes de 26 fundações de amparo à pesquisa do país em Teresina

O Fórum do Confap discutirá empreendedorismo em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Divulgação
(Divulgação)

Nesta quinta (7) e sexta-feira (8), Teresina sedia o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que visa fortalecer as redes de pesquisa e o networking entre os gestores das fundações de todo o país, bem como promover a transferência de conhecimentos e habilidades entre os estados. O evento será realizado a partir das 8h, na sede da Embrapa Meio Norte.

Com o tema “Empreendedorismo em Ciência, Tecnologia e Inovação”, o evento irá reunir na capital piauiense os presidentes das 26 fundações de amparo à pesquisa existentes no país, bem como representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Banco do Nordeste, da Embaixada do Reino Unido e do British Counsil, instituição pública do Reino Unido, um instituto cultural cuja missão é difundir o conhecimento da língua inglesa e a cultura mediante a formação e outras atividades educativas.

De acordo com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes, a realização de um evento desse porte em Teresina é de fundamental importância para a evolução da ciência e tecnologia no estado.

“A realização do Fórum Nacional do Confap em Teresina eu reputo como um evento de suma importância para a Fapepi e para os professores e pesquisadores do estado, para a evolução da ciência e tecnologia no Piauí. É um evento que serve como troca de experiências entre os dirigentes das fundações de amparo à pesquisa do Brasil com os dirigentes de universidades e instituições de pesquisa, bem como com os pesquisadores e professores”, destaca Francisco Guedes.

Dentre os temas que serão debatidos no fórum estão a inovação industrial e agropecuária, parcerias público-privadas, além de discussões sobre os desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiras no cenário atual.

Francisco Guedes ressalta que, durante o evento, serão celebradas diversas parcerias entre o Governo do Piauí e entidades nacionais e internacionais. O presidente da Fapepi ainda destaca que a despeito de todas as dificuldades financeiras do Brasil, o Piauí tem avançando nesta área e esse evento tem grande importância na reanimação dos pesquisadores e dirigentes de instituições de ensino e pesquisa do estado.

“Esse fórum é um evento que tem também relacionamentos e apoio político, com a presença do governador Wellington Dias, do secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), além de dirigentes da Embrapa e na solenidade de abertura vamos assinar vários termos de parcerias entre o Governo do Estado e vários entes nacionais e internacionais”, afirma Guedes.

O Fórum Confap no Piauí é realizado por meio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, com o apoio do Banco do Nordeste e da Embrapa Meio Norte.

O Confap

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa.

O conselho agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal. Além disso, o Confap participa de todos os conselhos deliberativos ligados à política de ciência no Brasil e possui uma rede de parceiros importantes, estabelecida com agências federais e organismos internacionais.

Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Dentro da programação do Fórum Confap ainda está programada a realização do Workshop Novo Marco Legal de Ciência Tecnologia e Inovação, no dia 6 de junho, e visa debater as melhorias para a elaboração da Lei Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, bem como discutir a inserção do Brasil no cenário de inovação mundial.

O evento faz parte de uma ação conjunta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Universidade Federal do Piauí, Instituto Federal do Piauí e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e das Câmaras Setoriais de Biotecnologia e de Tecnologia da Informação e Comunicação.

As palestras e mesas-redondas serão realizadas na sala de bate-papo do Salão do Livro do Piauí (Salipi), na UFPI, das 14h às 19h, sendo aberto ao público em geral.

Autoria: Ascom Fapepi
Tags: