26 Fevereiro, 2018 11:31

Esportistas e gestores tratam da criação da Liga Desportista do Sul

A entidade deve reunir cerca de 30 cidades do sul do Piauí.

Ascom Fundespi
Criação da  Liga Desportista do Sul é tratada em encontro (Ascom Fundespi)

Desportistas, secretários municipais e lideranças do sul do Piauí se reuniram, no sábado (24), com o presidente da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Paulo Martins, para tratar de diversos temas, entre eles, a criação de uma entidade para viabilizar a execução de ações nas cidades, a Liga Desportista do Sul, que deve envolver cerca de 30 cidades.

Segundo o vereador e desportista Rinaldo Rocha, de Landri Sales, o objetivo é “unir todos os municípios para formalizar uma liga para fortalecer o esporte da região”. Ele ainda agradeceu a presença do presidente da Fundespi. "Tivemos a primeira reunião em Elizeu Martins e essa é a segunda. Com o apoio do presidente Paulo Martins, nós vamos crescer esse projeto”, destacou o parlamentar.

Na reunião deste sábado, participaram representantes de Alvorada do Gurgueia, Landri Sales, Guadalupe, Bertolínia, Uruçuí, Manoel Emídio, Antônio Almeida, Colônia do Gurgueia, entre outras cidades. Além da criação da liga, a reunião também tratou da construção de praças esportivas e apoio para atividades esportivas.

O presidente da Fundespi anunciou a realização de cursos de arbitragem nas cidades que ainda não receberam a capacitação, comprometeu-se em fornecer apoio jurídico na criação da liga, falou do andamento de construções de estádios em todo o estado e do andamento de licitações para a construção de novos estádios em 21 cidades que ainda não possui, especialmente no sul do Piauí, como Isaias Coelho, São Braz, Pajeú, Flores do Piauí, entre outras. Paulo Martins também sugeriu a realização de uma competição envolvendo todos os municípios integrantes da liga com apoio total da Fundespi.

“Viemos ouvir as reivindicações e fazer sugestões. Precisamos sensibilizar gestores, câmaras e deputados da importância que é investir em esporte. Esporte ainda é um investimento barato que dá muito resultado. Uma competição de três meses que gera renda e integra as comunidades não custa mais que R$ 20 mil. É preciso que os parlamentares e prefeitos se envolvam mais e coloquem mais recursos para essas áreas”, sublinhou o presidente da Fundespi, Paulo Martins.

O gestor fez a entrega de kits de material esportivo para a Escolinha de Futebol Atletas de Landri Sales, composta por cerca de 100 crianças.

Entrega de kits de material esportivo para a Escolinha de Futebol Atletas de Landri Sales (Ascom Fundespi)

Autoria: Weslley Paz
Tags: