24 Janeiro, 2019 11:22

Oeiras comemora o 196º Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil

A primeira capital foi palco de movimentos em 1823 que impulsionaram a independência nacional.

Paulo Barros
(Paulo Barros)

A programação do Governo do Estado em alusão ao 196º Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil começou cedo em Oeiras. A primeira capital foi palco de movimentos, em 1823, que impulsionaram a independência nacional. As festividades já fazem parte do calendário anual. 

A governadora em exercício Regina Sousa chegou ao Paço Municipal acompanhada do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho. No local, fez a revista da tropa e o hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e Oeiras. O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho, e o prefeito de Oeiras, Zé Raimundo, participaram do momento. 

Logo em seguida, a comitiva seguiu para a Praça Visconde da Parnaíba, onde foi realizada a cerimônia de aposição de corbelha de flores no busto de Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba. “Aqui, nós tivemos um fato que inspirou outros lugares a aderirem ao movimento da Independência do Brasil. É certamente um destaque e pioneirismo que devemos nos orgulhar”, disse a governadora Regina Sousa. 

Para o prefeito de Oeiras, é de suma importância que mantenhamos vivas nossas memórias de lutas e glórias. “Somos um povo batalhador e o passado mostra isso. Precisamos rememorar esses fatos para que não esqueçamos de onde viemos”, afirmou Zé Raimundo. 

A programação seguiu com um Culto em Ação de Graças, realizado na Primeira Igreja Batista. Quem conduziu a mensagem foi o missionário Francisco Praça. Logo em seguida, foi celebrada Missa em Ação de Graças pelo Bispo Edilson. 

As festividades serão encerradas com a solenidade de outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, no Cine Teatro Oeiras.
 

Autoria: Aline Medeiros

Tags: