19 Novembro, 2018 15:05

Dias discute criação de Centro de Ressocialização

O Centro de Ressocialização traz como principal estratégia o encaminhamento ao mercado de trabalho e acompanhamento pós-tratamento.

Jorge Henrique Bastos
(Jorge Henrique Bastos)

O governador Wellington Dias esteve reunido nesta segunda (19), com o presidente da Federação Norte e Nordeste de Comunidade Terapêutica, Célio Luiz e gestores dos órgãos SEGOV, SEPLAN, SEDUC, SEJUS, SASC, SESAPI, CDROGAS, para a discussão de estratégias de ressocialização de dependentes químicos.

O chefe do executivo estadual falou sobre o projeto de criação do Centro de Ressocialização, “Em 2003 nós criamos a Federação Norte e Nordeste de Comunidade Terapêutica, que tem uma grande influência hoje no país, a partir disso, passamos a ampliar nossa rede de comunidades terapêuticas, chegamos atender por ano algo em torno de 2.600 pessoas, com abrangência em 38 áreas. O Estado também conta com a Coordenaria de Enfretamento às Drogas e agora estamos dando um passo a mais que é a criação de um centro de ressocialização com o objetivo de reabilitar, capacitar e reintegrar esses dependentes químicos proporcionando que o mesmo volte a conviver em harmonia com a sociedade”.

O projeto do Centro de Ressocialização, apresentado pelo presidente da Federação Norte e Nordeste de Comunidade Terapêutica (FENNOCT), Célio Luiz, traz como estratégias a terapia ocupacional, grupos de autoajuda, cursos de capacitação, oficinas de emprego, encaminhamento ao mercado de trabalho e acompanhamento pós-tratamento.

“Esse projeto apresentado hoje foi um convite do governador para fazermos um trabalho em conjunto da reinserção social de dependentes químicos oriundos de comunidades terapêuticas, apresentamos hoje o projeto com a presença de gestores de várias secretarias. Então vamos fazer várias ações, o nosso objetivo é a reinserção e recuperação do dependente químico para que o mesmo possa também voltar a atuar no mercado de trabalho, destacou Célio Luz”.


Tags: