22 Fevereiro, 2018 12:11

Governador se reúne com associação portuguesa para venda de ativos verdes

A preservação de quase 100 mil hectares de matas nativas locais pode se transformar em receita para o Estado.

O governador Wellington Dias está em Portugal, onde cumpre agenda nesta quinta-feira (22). O chefe do Executivo piauiense assinará um protocolo de cooperação técnica e participa da inauguração da sede da Associação Portugal Mata Viva. A associação terá o mesmo modelo de sistema operacional e a plataforma de venda dos ativos ambientais que será operado do Piauí, por meio do Ativo Verde Piauí.

Cerca de 100 mil hectares de áreas nativas do Piauí devem render ativos financeiros para o Estado. Empresários e representantes do governo de Portugal têm interesse em adquirir créditos por meio do programa estadual Ativo Verde Piauí. A expectativa do Piauí é que os créditos florestais gerem cerca de R$ 1 bilhão por ano.

As áreas públicas inventariadas e protegidas institucionalmente por meio de leis que garantem a criação de parques estaduais e estações ecológicas podem, assim, se transformar em "créditos de floresta" para outros países e empresas que firmaram acordos internacionais pela preservação ambiental e pela redução do efeito estufa.

O Estado já criou várias unidades de conservação e, até o momento, já foram inventariados 85 mil hectares. Dentre as áreas, estão o Parque do Cânion do Poty; a Estação Ecológica da Serra Branca, no município de São Raimundo Nonato; o Parque Estadual do Rangel, que fica entre Curimatá e Redenção do Gurguéia; e o Parque Zoobotânico, em Teresina.

Europa

Ainda em Portugal, na sexta-feira (23), Wellington participa de duas agendas, uma na área de habitação e outra que discutirá a reativação do ativo do grupo Suzano no estado. Ainda na capital portuguesa, o governador se encontra com investidores para a apresentação da carteira de projetos e potencialidades do estado, que vão desde o Fundo Imobiliário, Carteira de Recebíveis e projetos de Parcerias Público-Privadas.

Na segunda-feira (26), Dias estará na Espanha, onde se encontra com a diretora de Relações Institucionais e Cônsul do Brasil, com quem discute a possibilidade de formalização de acordo de cooperação internacional. Por meio da iniciativa, o Piauí poderá trabalhar com a implementação de projetos junto ao grupo H2020, o maior programa de investigação e inovação tecnológica desenvolvido pela União Europeia, possibilitando estudos e investimentos em setores como mobilidade urbana e eficiência energética.

Autoria: Valmir Macêdo
Tags: