10 Novembro, 2017 13:45

Governo promove Mutirão da Cidadania no Assentamento 8 de março

Medida visa oferecer mais qualidade de vida para as famílias do acampamento, que tiveram seus barracos destruídos por um incêndio no mês de outubro.

As secretarias de Saúde (Sesapi), Educação (Seduc), Segurança, Assistência Social e Cidadania (Sasc), Governo (Segov), Defesa Civil, Coordenadoria Estadual de Políticas para a Mulher (CEPM), em parceria com órgãos municipais e federais, promoveram, nesta sexta-feira (10), um Mutirão da Cidadania no Assentamento 8 de Março, no povoado Chapadinha Sul, zona rural de Teresina.

De acordo com o secretário de Governo, Merlong Solano, as ações e serviços públicos têm como objetivo oferecer mais qualidade de vida para as 219 famílias do acampamento, que tiveram seus barracos destruídos por um incêndio no mês de outubro. “Uma série de providências vem sendo tomadas pelo Governo no sentido de valorização das pessoas e de melhorar as condições de vidas das famílias enquanto não se resolve definitivamente o problema estrutural que é a regularização fundiária do terreno”, frisou o secretário.

Merlong Solano informou que o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) está trabalhando na legalização do espaço para a fixação das moradias. “Há uma área identificada de cerca de 290 hectares que será objeto de regularização por parte do Interpi”, ressaltou o gestor da Segov.

Emissão de documentos pessoais, atendimento médico e psicossocial, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, emissão do Cadastro Único para acesso ao Programa Bolsa Família, palestras e atividades lúdicas voltadas para crianças estão entre as atividades oferecidas às famílias.

A Sasc, por meio do Programa Cidadania Ativa, ofereceu ainda serviços de corte de cabelo e beleza para adultos e crianças e fez a doação de lona plástica para reforçar o telhado das casas e para uso geral da comunidade. Presente ao mutirão, o secretário Zé Santana, informou que a secretaria vem trabalhando na assistência às famílias no intuito de minimizar os efeitos da tragédia.  “A Sasc está atuando no auxílio às vítimas do incêndio no intuito de não apenas prestar a assistência social, mas estimular a autoestima da população”, destacou Zé Santana.

Autoria: Celina Honório
Tags: