12 Junho, 2017 15:05

Hemopi inicia programação da Semana Mundial do Doador

Hemocentro se engaja na campanha do Junho Vermelho, movimento nacional criado para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue

Divulgação
Semana do Doador (Divulgação)

A estudante do curso de Letras/Francês, Camila Lucas, foi uma das primeiras a chegar à Unidade Móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemopi) na manhã desta segunda-feira, 12. Em sua primeira doação de sangue, Camila conta que segue o exemplo dos pais.

"Meus pais são doadores e eu achei bacana o ônibus estar aqui hoje na UFPI. Aproveitei para fazer minha primeira doação".

A funcionária pública Lícia Ferreira também aproveitou a comodidade da Unidade Móvel para fazer sua segunda doação. "A primeira vez que fiz doação foi para uma pessoa conhecida. Hoje aproveitei que o ônibus estava na Campus e resolvi doar novamente".

Nesse mês de junho, o Hemocentro se engaja na campanha do Junho Vermelho, movimento nacional criado para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue o ano inteiro, e promove uma série de ações em Teresina e no interior para incentivar a doação voluntária de sangue. Até o dia 14 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemopi promove ações na capital e no interior.

De acordo com o diretor-geral do Hemopi, Jurandir Filho, para manter a capacidade de atendimento aos hospitais da rede pública e privada do Estado, cerca de 200 bolsas de sangue deveriam ser captadas diariamente."O mês de junho tem sido usado para sensibilizar a população de que a doação de sangue é importante o ano todo. É momento de esclarecer sobre a doação e também agradecer aqueles que colaboram como nosso banco de sangue de forma fixa".

Ele lembra ainda que em períodos de feriados e férias as doações costumam sofrer uma baixa. "No momento, nosso estoque é suficiente para atender a demanda, mas precisamos manter a média de doações para que não falte sangue em períodos mais críticos como as férias que se aproximam".

Em Teresina, as atividades iniciaram hoje pela UFPI. Nesta terça-feira, 13, será a vez da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Pirajá receber a Unidade Móvel, equipamento que deve reforçar as coletas externas promovidas pelo Hemocentro.

Em Parnaíba, a Banda Municipal recepcionou os doadores que compareceram ao Hemopi local. A unidade também já está decorada em ritmo junino.

E na quarta-feira (14), os doadores que comparecerem à sede do Hemopi serão recepcionados com muito forró e devem receber uma homenagem pela passagem do Dia Mundial do Doador de Sangue. Em Picos e Floriano também haverá ações em comemoração a data.

Para doar é preciso ter entre 16 (com autorização) e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identidade com foto.

Autoria: Sana Moraes
Tags: