02 Outubro, 2019 11:51

Cultura de segurança é foco de evento no HGV

O hospital é destaque com as experiências exitosas já implantadas.

Ascom HGV
Abertura da Semana de Segurança do Paciente (Ascom HGV)

Com foco na segurança do paciente, foi aberta, nesta quarta-feira (2), a III Semana de Segurança do Paciente e o II Fórum de Prevenção de Quedas do Hospital Getúlio Vargas (HGV).  Na ocasião, o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, disse que tudo que se faz no hospital é pensando na segurança do paciente. 

Participaram da abertura o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Telmo Mesquita, representando o secretário da Saúde, Florentino Neto; e o presidente da Fundação Estatal de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Welton Bandeira;

Para Gilberto Albuquerque, durante esses dois dias, serão abordados temas referentes à segurança do paciente, onde o HGV é destaque com as experiências exitosas já implantadas no hospital.  “Tudo que se fala e se faz hoje é com foco na segurança do paciente. Estamos liderando esse movimento no Piauí, com resultados positivos na implantação das seis metas internacionais, com destaque na prevenção de quedas”, explica o diretor.

A gerente de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Osvaldo Cruz que ministrou a conferência sobre cultura de segurança, Paola Andreoli, diz que a cultura coloca todo mundo pensando na mesma linha e traz a possibilidade de fazer a assistência da maneira como deve ser feita. “Temos muito a comemorar e começamos a ver resultados positivos com a implantação de metas de segurança que faz o hospital ter mais qualidade", destaca Andreoli. 

Além de palestras, a programação contou com a apresentação musical do cantor Lázaro do Piauí, show do humorista Jackstêniors e atividades como oficinas, conferências, estações práticas e stands no pátio central. Também será divulgado o resultado do concurso interno de escolha das melhores ideias para o hospital, que teve por tema: “Sua ideia pode fazer a diferença”. As quatro melhores ideias serão premiadas com R$ 500, cada uma.

Participaram também da abertura, o diretor técnico do HGV, Fábio Marcos, diretor administrativo, Fernando Danda; gerente de Enfermagem, Cecília Viana; a coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Nirvania Carvalho; e a representante da Uespi, profª. Sandra Marina.

Autoria: Fátima Oliveira e Solinan Barbosa
Tags: