03 Maio, 2017 12:14

Funcionários, gestores e usuários comemoram os 76 anos do HGV

O hospital oferta uma média de 10 mil consultas mensais e reduziu em 51,2% a espera por cirurgias

Júnior Leal
Em volta do bolo, funcionários, diretores e ex-diretores, pacientes e acompanhantes cantaram os parabéns para o HGV (Júnior Leal)

Dezenas de funcionários, gestores e pacientes participaram, nesta quarta-feira (3), das comemorações do aniversário de 76 anos do Hospital Getúlio Vargas (HGV).  Na ocasião, a diretora-geral do hospital, Clara Leal, disse que o HGV tem muito que comemorar, “Hoje, ofertamos uma média de 10 mil consultas e reduzimos a fila de espera por cirurgias em 51,2% com a realização de 72 mutirões”, destaca a diretora.

Clara Leal relata como positivo o aumento do número de consultas com a implantação do Ambulatório do Trabalhador à noite, que possibilitou um incremento de mais de 3 mil consultas e a ampliação da oferta de consultas por profissional, passando de 12 para 16, o que possibilitou uma oferta de mais de 10 mil consultas por mês, facilitando o acesso do paciente a consultas especializadas.

Ela destaca ainda a realização de 72 mutirões de cirurgias, nos últimos dois anos, beneficiando mais de duas mil pessoas em várias especialidades médicas. Para Clara Leal, os mutirões conseguiram contribuir para a redução do tempo de espera por um procedimento no hospital e reduziram a fila em 51,2%. “Hoje, temos uma média de espera de 40 dias para um procedimento eletivo”, explica a diretora.

O diretor técnico do HGV, Ingrácio Amorim, falou sobre a importância da realização de procedimentos inéditos com o avanço da tecnologia, o que tem possibilitado a realização de procedimentos minimamente invasivos que proporcionam melhor qualidade e segurança ao paciente.

Ele destacou o Serviço de Hemodinâmica, onde estão sendo realizadas  embolização de aneurismas cerebrais bilaterais, em um mesmo procedimento e sob anestesia local.

“O sucesso dos procedimentos somente é possível porque a Hemodinâmica do HGV conta com uma equipe altamente experiente e bem treinada e, atualmente, está entre os hospitais públicos que mais realizam embolizações no país”, ressalta Amorim.

Comemorações

Logo cedo, as homenagens começaram pela celebração da Missa em Ação de Graças pelo Pe. Darlei dos Santos, com a presença do coordenador da Rede de Urgência e Emergência no Estado, Telmo Mesquita; a diretora-geral do HGV, Clara Leal, e diretor técnico do HGV, Ingrácio Amorim.

Logo em seguida, dezenas de funcionários, pacientes e acompanhantes cortaram o bolo de dois metros, confeccionado pelo Serviço de Nutrição do hospital.

Em volta do bolo, funcionários, diretores e ex-diretores, pacientes e acompanhantes cantaram os parabéns para o HGV, que está a serviço da população do Piauí há 76 anos.

A emoção tomou conta dos funcionários que trabalham há mais de quatro décadas como Helena Morais, “estou emocionada, amo esta casa”, falou emocionada.

À noite, será apresentado um documentário HGV 76 anos e inaugurado o memorial das ex-gerentes de enfermagem.

Autoria: Fátima Oliveira

Tags: