22 Novembro, 2017 10:29

HGV discute comunicação em Fórum de Humanização

Segundo a OMS, 60% dos eventos adversos na saúde são decorrentes de falhas na comunicação.

Divulgação
(Divulgação)

Com o objetivo de provocar a discussão sobre a comunicação como processo-chave nas trocas de plantão entre equipes, nas transferências do paciente entre unidades internas ou externas, nas situações de emergências e em todos os registros do prontuário do paciente, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza o IV Fórum de Humanização com o Tema: O Papel da Comunicação Efetiva na Transferência do Cuidado, nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório do HGV.

Para a diretora-geral do HGV, Clara Leal, a segurança da assistência depende de uma comunicação entre os profissionais e áreas que sejam oportunas, precisa, completa, sem ambiguidades e compreendida por todos. “A efetividade da comunicação nas instituições de saúde reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria da segurança do paciente”, explica a diretora.

Durante a programação, o radialista e jornalista Joel Silva, que apresenta o Programa “Painel da Cidade”, na Rádio Pioneira, vai abrir a discussão sobre a importância da Comunicação Efetiva na Qualidade do Cuidado, com a participação de médico, psicólogo, enfermeiro e jornalistas. Participa também da mesa, a gerente da Rádio CCom, Raylde Jansen.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 60% dos eventos adversos na área da saúde são decorrentes de falhas no processo de comunicação. Clara Leal explica que a comunicação é a segunda Meta Internacional de Segurança do Paciente e processos como esse são importantes para garantir o conhecimento das informações por parte dos profissionais envolvidos na assistência.

Programação:

Dia 23/11

8h - Abertura Oficial

9h - Palestra “O Papel da Comunicação Efetiva na Transferência do Cuidado”. Palestrante: Roberta Cordeiro de Camargo Barp - Enfermeira- especialista em Gestão da Saúde - Hospital Moinhos de Vento - RS

10h - Intervalo

10h15 - “Experiência Exitosa na Comunicação Efetiva na Transferência do Cuidado” –dr. Bruno Ribeiro- coordenador UTI/HGV.

12h - Intervalo

14h - Programa de Rádio de Auditório - Tema: A importância da Comunicação Efetiva na Qualidade do Cuidado

Participantes: Joel Silva (jornalista – radialista: apresenta diariamente o Programa "Painel da Cidade", na Rádio Pioneira de Teresina), Raylde Jansen (jornalista e radialista e gerente da Rádio CCom), Fátima Oliveira (jornalista/assessora de comunicação do HGV)), Alesse Ribeiro (médico), Werne Costa (psicólogo) e Cecília Viana (enfermeira – gerente de Enfermagem do HGV).

16h - Atividade Cultural

Dia 24/11

8h – Dinâmica

8h30 – Painel: “Diálogo Multiprofissional na Transferência do Cuidado”- Participantes: HUT, HU, HGV. Coordenador: Jailson Matos (coordenador da Clínica Médica do HGV); Jefferson Clerk (diretor técnico do Hospital São Marcos), Denise Cardoso (fisioterapeuta/HGV), Olivia Costa (supervisora Clínica Neurológica/HGV); Francisca Cortez ( HUT).

10h - Programação Cultural

11h - Encerramento

Autoria: Fátima Oliveira
Tags: