05 Março, 2018 11:01

HGV planeja aumento de atendimentos nas áreas de neurologia e vascular

O Estado estuda a implantação da ferramenta de Gestão da Clínica.

Ascom HGV
Gestores tratam da regulação de leitos (Ascom HGV)

Com o objetivo de discutir o aumento da oferta de vagas e otimizar a regulação dos pacientes que precisam de atendimento no Hospital Getúlio Vargas (HGV), principalmente nas áreas de neurologia e vascular, a diretora-geral do hospital, Fátima Garcêz, reuniu-se, na quinta-feira (1), com a gerente do Complexo Regulador de Leitos do Estado, Luciane Formiga; a coordenadora médica de internação de leitos da central, Denise Leal; e a coordenadora-geral da internação da Central de Regulação, Socorro Oliveira. 

A reunião teve como objetivo discutir a implantação da ferramenta de Gestão da Clínica, com vista a um melhor gerenciamento dos leitos no hospital, o que vai proporcionar um aumento na rotatividade e agilizar o atendimento dos pacientes que aguardam ser transferidos para o HGV.

Para a gerente do Complexo Regulador de Leitos do Estado, Luciane Formiga, “o processo de regulação não é impositivo, e sim, obrigatório junto ao Ministério da Saúde. Todas as instituições de saúde têm que ser reguladas e estamos reunidos para encontrar a melhor forma de fazer isso, com o intuito de ampliar o atendimento ao paciente”, explica Formiga. 

A coordenadora-geral da Internação da Central de Regulação, Socorro Oliveira, disse que o HGV é a unidade mais importante de retaguarda do estado e a meta é melhorar a rotatividade dos leitos, visando ampliar o atendimento. “Depois que estamos fazendo um melhor gerenciamento dos leitos, conseguimos dar vazão aos pacientes ortopédicos que necessitavam de atendimentos. Dos 117 pacientes que aguardavam por um procedimento ortopédico, temos na fila apenas 40. Conseguimos resolver o problema já de 77, somente em uma semana”, explica Oliveira.

Participaram também da reunião, o diretor técnico do HGV, Ingrácio Amorim; a gerente de Enfermagem, Cecília Viana; a supervisora de Internação, Ana Maria Oliveira; os coordenadores médicos, Arquimedes Cavalcante e Hamilton Fontes, além de enfermeiras e profissionais da Central de Regulação do Estado.

O presidente da Fundação Hospitalar do Piauí, responsável pela gestão do HGV, Pablo Santos, afirma que se trata de mais uma etapa na melhoria da gestão dos hospitais sob a responsabilidade da fundação e muitas outras ainda virão.

Autoria: Fátima Oliveira
Tags: